Seguindo a onda (e sucesso) de adaptações de animações clássicas e adoradas pelo público da Disney, a empresa continua assim a sua ambiciosa reimaginação das histórias aclamadas. Desta vez, falemos de “Mulan”.

As filmagens da versão live-action de “Mulan” começaram no passado dia 13. Estão a ocorrer em diversas localidades da Nova-Zelândia e da China. O seu lançamento nas salas de cinema portuguesas está previsto para dia 27 de março de 2020.

Publicidade

A realização está a ser levada a cabo pela neozelandesa Niki Caro, responsável pelos dramas “A Domadora de Baleias” e “O Jardim da Esperança”. O argumento foi escrito por duas duplas de guionistas. São estas Elizabeth Martin e Lauren Hynek (ainda estreantes), bem como Rick Jaffa e Amanda Silver (“Mundo Jurássico”).

Mulan
Yifei Liu em “Mulan”

O elenco foi escolhido cuidadosamente, tendo demorado um ano para se concretizar a seleção do mesmo. A chinesa Yifei Liu, de sucessos nacionais como “O Reino Proibido”, de 2008, e “Once Upon a Time”, de 2017, foi a escolhida para o protagonismo. Está acompanhada por um elenco recheado, composto por Donnie YenJason Scott LeeYoson AnUtkarsh AmbudkarRon Yuan, Tzi Ma Rosalind Chao, assim como Cheng Pei-pei, Jimmy Wong, Chum EheloplaGong Li, Nelson Lee e Jet Li.

Ver Também: Princesas da Disney em novas imagens de Força Ralph 2

A animação histórica e familiar “Mulan” estreou em 1998. Recebeu uma nomeação ao Óscar, na categoria de Melhor Banda Sonora Original. Tornou-se assim num dos maiores orgulhos para a História e cultura chinesa. A história adaptou o conto popular da guerreira lendária da China.  Hua Mulan foi  uma destemida e habilidosa jovem que se fez passar por um homem, para lutar contra os Invasores do Norte durante o período das dinastias do Norte e do Sul (420–589). Quando o Imperador decretou que um homem por família teria de servir o Exército Imperial, a jovem ocupou então o lugar do pai doente. Enquanto Hua Jun, tornou-se num dos maiores guerreiros da história do país. Esta história ainda hoje integra o currículo das escolas chinesas.

Mulan

A animação original foi muito bem recebida pela crítica e pelo público. Permanece ainda hoje um clássico da Disney. O filme foi realizado pelos americanos Tony Bancroft e Barry Cook. A atriz macaense Ming-Na Wen deu voz à protagonista. Já os americanos BD Wong e Eddie Murphy interpretaram o Capitão Li Shang e dragão vermelho Mushu, respetivamente.