“Roma” ganhou o prémio para melhor filme e Alfonso Cuarón melhor realizador na 24ª edição da entrega anual de prémios Critics’ Choice Awards, na noite deste domingo, na cerimónia transmitida pela CW Network.

Critics' Choice Awards

A Broadcast Film Critics Association e a Broadcast Television Journalists Association, entregaram os seus prémios anuais nas várias categorias de cinema e televisão relativas a 2018.

Roma ganhou igualmente nas categorias de fotografia e melhor filme estrangeiro. A série da FX “The Americans”, “The Marvelous Mrs. Maisel” da Amazon e “The Assassination of Gianni Versace: American Crime Story” fizeram as honras das respectivas casas no que diz respeito à televisão.

Vê também: Anunciados nomeados dos BAFTA 2019

Nos filmes, Christian Bale levou o prémio de melhor ator por “Vice”, enquanto que Lady Gaga (“Assim Nasce Uma Estrela” e Glenn Close (“A Mulher”) ficaram empatadas no prémio entregue à melhor atriz.

Em situação de empate, ficaram igualmente Amy Adams e Patricia Arquette, que ganharam na categoria de melhor atriz principal numa minissérie, respetivamente pelos seus papéis em “Sharps Objects” e “Escape at Dannemora”.

Lady Gaga também ganhou o prémio para melhor canção, com “Shallow”, enquanto Mahershala Ali (“Green Book – Um Guia Para a Vida”) and Regina King (“Se Esta Rua Falasse”) ganharam nas categorias de atores secundários.

Os prémios de argumento foram para Paul Schrader (“No Coração da Escuridão”) e Barry Jenkins (“Se Esta Rua Falasse”), enquanto que a estrela de “Eighth Grade” Elsie Fisher ganhou o prémio para jovens atores.

Na categoria de comédia, a série “Asiáticos Doidos e Ricos” destacou-se, com Bale e Olivia Colman (“A Favorita”) a levarem os prémios nas categorias de atores em filme de comédia ou musical. “Missão: Impossível – Fallout” levou o prémio de filme de ação.

“Black Panther” reinou nas categorias técnicas, ganhando no guarda-roupa, cenografia e efeitos visuais. “O Primeiro Homem na Lua” ganhou no som e na banda-sonora, “Vice” na maquilhagem.

O filme mais nomeado deste ano, “A Favorita” ganhou apenas um outro prémio, para melhor conjunto de atores ou elenco.

Claire Foy, a estrela da aclamada série “The Crown” e do filme “O Primeiro Homem na Lua”, recebeu o prémio #SeeHer, entregue à mulher que mais contribui para alargar as fronteiras que ajudam a alterar estereótipos e a reconhecer a importância de retratar as mulheres de forma autêntica na indústria do entretenimento.

Critics Choice Awards

O criador da série “A Teoria do Big Bang”, Chuck Lorre, recebeu, por sua vez, o prémio de Creative Achievement, que reconhece o conjunto da obra que se destaca pela excelência e consistência ao longo de décadas.

Vê também: As novidades da 69ª edição da Berlinale

Os prémios dos críticos são normalmente uma boa antevisão daquilo que se pode esperar dos Óscares, sobretudo porque a associação dos críticos é a única organização da sua dimensão que vota nas categorias mais importantes de filmes antes da entrega anual dos prémios da academia.