Jean Luc Godard surpreende com revelações sobre novo filme

Tabela de Conteúdo

“Image et Parole” é o nome do filme que pretende refletir sobre a atualidade do mundo árabe.

jean-luc-godardEm filmagens desde há dois anos, Jean Luc Godard, icónico realizador da Nouvelle Vague, explicou o significado do filme numa conversa publicada na revista de cinema russa Séance:

“Estou a fazer uma introdução muito longa. Antes de vermos toda a mão, devemos considerar cada dedo individualmente. Então, eu dou os primeiros cinco elementos: a guerra, as viagens, a lei (como Montesquieu, o Espírito das Leis) … algum outro e este último é a chamado Região Central (Central Region), em memória de um dos filmes underground americanos.”

jean

“Esta pequena história peguei emprestada de um livro desinteressante que se intitulava Happy Arabia – este epíteto de viajantes do século XIX (como Alexandre Dumas) concedendo hoje à região atingida pela pobreza, o Oriente Médio. A ação ocorre em um dos países locais onde há petróleo; as pessoas estão satisfeitas com esse estado de coisas, mas o seu governante quer governar os outros países árabes. Ele tenta isso, mas eventualmente falha, e tudo volta ao normal. Eu filmo sem atores, eles não precisam de mim aqui. Mas existe um contador de histórias, se ler os trechos do livro, e aí nós amplamente compreendemos a história, que funciona como uma espécie de parábola.”

Ainda não há data de estreia para “Image et Paroles”. O último filme de Jean Luc Godard, “Adeus à Linguagem”, estreou em Portugal a 8 de Janeiro de 2015. O realizador fez 86 anos no início de Dezembro.

O que achaste? Segue-nos @cinema_planet no Instagram ou no @cinemaplanetpt Twitter.

Partilha este artigo:
Translate »