More

    Quem foi Jeffrey Dahmer, o homem-monstro?

    Jeffrey Lionel Dahmer (1960-1994), também conhecido por Milwaukee Canibal, foi um serial killer americano. Dahmer assassinou 17 homens, de minorias étnicas e sexuais, entre 1978 e 1991 em Milwaukee, no estado de Wisconsin.

    Quem foi Jeffrey Dahmer?

    Jeffrey Dahmer ficou conhecido pelos assassinatos brutais. Além de assassinar as suas vítimas, consumiu alguns restos morais e preservou os restantes no seu apartamento, dentro de baris com ácido e Polaroids dos crimes cometidos. Em 1991, graças a fuga de uma potencial vitima, a policia chegou à porta de Dahmer, prendendo-o por tentativa de homicídio.

    Jeffrey Dahmer série Netflix 2022
    Dahmer (2022)

    Julgamento de Dahmer

    Dahmer confessou os crimes em entrevistas, sem ter advogado presente. Essas entrevistas estão disponíveis na Netflix numa minissérie, de 3 episódios, intitulada Conversas com um assassino: As gravações de Jeffrey Dahmer. Apesar de se ter declarado culpado, apresentou defesa de insanidade na primeira audiência em fevereiro de 1992. A defesa e acusação trouxeram testemunhos de psiquiatras que afirmaram que Dahmer sofria de perturbações psicológicas, incluindo esquizofrenia, OCD e transtorno de personalidade. Foi também confirmado que Dahmer era parafílico e necrófilo. No entanto, o júri acabou por considerado culpado, sendo condenado a 15 penas de prisão perpétua. Todavia, Dahmer acabou por morrer pouco tempo depois da sua sentença, em 1994.

    Julgamento de Jeffrey Dahmer, 1992
    Jeffrey Dahmer julgamento 1992

    Morte repentina

    Em 1994, Christopher Scarver assassina Jeffrey Dahmer na Instituição Correcional de Columbia.

    Numa fase inicial,  Jeffrey Dahmer permaneceu na solitária, visto que era considerado um prisioneiro de alto risco. Todavia, foi transferido, para outra ala da prisão, onde já tinha acesso a outros prisioneiros. Parte do seu tempo era dedicado ao Cristianismo, tornando-se obcecado com o estudo bíblico, o que levou ao seu batismo em maio de 1994.

    No dia 28 de novembro de 1994, Christopher Scarver espancou Dahmer, no ginásio da prisão, até a morte. Scarver espancou ainda outro recluso, que viria a falecer dois dias mais tarde.

    Série Dahmer-Monstro: A História de Jeffrey Dahmer

    Em setembro, saiu na Netflix a série Dahmer- Monstro: A História de Jeffrey Dahmer, que relata as falhas no sistema e a incompetência policial, que permitiu que este assassino prevalecesse durante tanto tempo. Ryan Murphy, conhecido por sucessos como American Horror Story e American Crime Story, criou esta série protagonizada por Evan Peters, que nos traz uma atuação arrepiante e verdadeiramente brutal.

    A série conta com diversos relatos de vítimas, bem como das famílias. Todavia muitas coisas são ficção e romantizadas. O ponto de vista da vítima é um pouco ignorado, sendo que apenas um episódio demonstra o esse ponto de vista: o de Tony Hughes.

    A série é crua e não é adequada para todos os espetadores, como se poderá imaginar. A atuação de Evan Peters e de Niecy Nash elevam a série. Ainda assim, o espetador deve ter atenção aos pormenores, de não romantizar os eventos ali retratados.

    Vê o trailer abaixo.

    Para quem gostou da série da Netflix

    Existem muitas séries que abordam a mesma temática que a série Dahmer, desde a incompetência policial aos assassinatos em série.

    American Crime Story

    Do mesmo criador de Dahmer, American Crime Story conta com três temporadas que nos contam três assassinatos que fizeram parar o mundo.

    A primeira temporada (2016) foca-se no julgamento de O.J Simpson, acusado de assassinar a sua ex-esposa Nicole Brown, e um amigo dela, Ron Goldman. A série baseia-se no livro The Run of His Life: The People v. O.J. Simpson. Do semelhante modo, a segunda temporada (2018) traz-nos a história do assassinato de Gianni Versace e é baseada na obra Vulgar Favors: Andrew Cunanan, Gianni Versace, and the Largest Failed Manhunt in U.S. History. Finalmente, o escândalo Clinton-Lewinsky é a base para a terceira temporada (2021), que tem por inspiração A Vast Conspiracy: The Real Story of the Sex Scandal That Nearly Brought Down a President.

    Mindhunter 

    Mindhunter (2017-2019) é uma série de drama policial criada por Joe Penhall, baseada no livro Mind Hunter: Inside the FBI’s Elite Serial Crime Unit. A serie remonta a 1977 quando da criação do conceito de serial Killer, pelo FBI. Nesta série seguimos dois agentes do FBI, Holden Ford e Bill Tench, que entrevistaram assassinos em série, já presos, com  o objetivo de entender como estes pensavam, de maneia a aplicar esse conhecimento na resolução de casos.

    When They See Us

    Em 2019, Ava DuVernay trouxe ao mundo a história do caso Central Park Five, o caso que condenou cinco adolescentes do Harlem por um crime que não cometeram. A série expõe falhas da justiça norte-americana, num dos mais polémicos casos de erro judicial.

     

    Tatiana Agostinho
    Tatiana Agostinho
    22 anos, sou de Faro, mas vivo entre Lisboa e Alcobaça. Apaixonada por cinema, principalmente os oldies. Ler, escrever e ver filmes são os meus principais hobbies e ambiciono fazer algo relacionado com isso, num futuro próximo.

    Queres estar a par de todas as novidades? Calma!

    Prometemos que não te vamos chatear a toda a hora. Garantimos que te vamos enviar conteúdo de qualidade.

    Últimos Artigos

    Artigos Relacionados