O realizador Todd Phillips veio a público explicar que o seu spin-off de Batman, “Joker”, não segue nada daquilo que se passa na história das bandas desenhadas ou do que já foi levado ao cinema.

Todd Phillips

O próximo projeto da Warner Bros. e DC Films vai mostrar, assim, a história que o realizador quer contar e não se encontra em nenhuma das edições de banda desenhada existente, é uma história completamente original.

Na maioria das vezes, a banda desenhada tentou contar a história da origem do maior vilão de Batman, mas também na sua maioria deixou o personagem de Joker como uma tela em branco, muito aberta a interpretação, e é precisamente esse o ponto que atrai Phillips.

Em entrevista à revista Empire, o realizador vai mais longe e afirma que não está interessado em contar uma história específica proveniente da banda desenhada e não está sequer interessado em contar uma história sobre Joker, mas sim quais as motivações para que um homem se torne naquele personagem.

Sobre isso, Phillips declarou:

“Não seguimos nada da banda desenhada, assunto sobre o qual as pessoas vão ficar aborrecidas”

Em relação ao ator principal, para o realizador nunca houve sequer dúvida ou debate sobre quem seria o escolhido pela Warner Bros., apenas se Joaquin Phoenix estaria disposto a interpretar um papel tão icónico e num filme que é a adaptação de um personagem da banda desenhada.

Arthur Fleck é o homem por trás de Joker, uma mente vulnerável e danificada que, eventual e inevitavelmente, se torna no criminoso psicopata que ataca Gotham City, mas a visão do produtor Martin Scorsese e Phillips vem mais em linha com o estudo do caráter de uma pessoa mentalmente doente e que se torna Joker, mais do que a história de origem do inimigo de Batman.Todd Phillips

O elenco conta igualmente com atores como Zazie Beetz, Bill Camp, Frances Conroy, Brett Cullen, Glenn Fleshler, Douglas Hodge, Marc Maron,  Josh Pais e Shea Whigham, para além do protagonista Joaquim Phoenix.

Vê também: Joker – Revelado o primeiro teaser do filme com Joaquin Phoenix

Todd Phillips realiza a partir do argumento que escreveu em conjunto com o escritor Scott Silver, baseado em personagens da DC. O filme é produzido por Phillips e Bradley Cooper e Emma Tillinger Koskoff, estando a produção executiva a cargo de Richard Baratta, Joseph Garner e Bruce Berman.

“Joker” chega aos cinemas portugueses a 3 de outubro de 2019.