A antestreia dos vencedores dos Grandes Festivais e outras grandes oportunidades marcam a 14ª Edição do LEFFEST – Lisbon & Sintra Film Festival.

Frances McDormand, Chloé Zhao, Paul Thomas Anderson e Wong Kar Wai são alguns dos convidados via videoconferência. Mas presencialmente poderemos vir a contar (se a pandemia permitir) com Viggo Mortensen, Agnieszka Holland, Christian Petzold e Ana Rocha de Sousa, entre muitos outros…

O júri deste ano é composto pelo realizador e escritor Peter Handke (“A Mulher Canhota”), o diretor da Cinemateca Francesa Frédéric Bonnaud (que terá direito a uma secção do festival em homenagem à Cinemateca Francesa), o realizador e artista Gabriel Abrantes (“Diamantino”), o curador de arte e escritor Neville Wakefield e a bailarina, coreógrafa e artista visual Cecilia Bengolea.

Seleção Oficial – Em Competição

Dear Comrades!, de Andrey Konchalovskiy
Effacer l’historique, de Benoît Delépine e Gustave Kervern
In the Dusk, de Sharunas Bartas
Malmkrog, de Cristi Puiu
Orphea, de Alexander Kluge e Khavn
Sportin’ Life, de Abel Ferrara
The Best Is Yet to Come, de Jing Wang
The World to Come, de Mona Fastvold
Un soupçon d’amour, de Paul Vecchiali
Undine, de Christian Petzold

Seleção Oficial – Fora de Competição

Charlatan, de Agnieszka Holland
Falling, de Viggo Mortensen
Kajillionaire, de Miranda July
Mainstream, de Gia Coppola
Passion Simple, de Danielle Arbid
Rifkin’s Festival, de Woody Allen
Siberia, de Abel Ferrara
The Human Voice, de Pedro Almodóvar

Vencedores dos Grandes Festivais

Festival de Veneza – Nomadland, de Chloé Zhao
Festival de Berlim – There Is No Evil, de Mohammad Rasoulof
Festival de San Sebastián – Beginning, de Dea Kulumbegashvili

Sessões Especiais

2001 – Odisseia no Espaço, de Stanley Kubrick
Now, de Jim Rakete
A Quimera do Riso, de Preston Sturges
No Mar, de Ana Rocha de Sousa
Laundriness, de Ana Rocha de Sousa

 

Ver também: 2001: Odisseia no Espaço – uma epopeia pela existência

Na 14ª Edição do Lisbon & Sintra Film Festival há ainda lugar para: a estreia mundial após restauração em 4K de 5 grandes obras de Wong Kar-Wai: “In the Mood for Love”, “2046”, “Chungking Express”, “Fallen Angels” e “Happy Together” ;

Uma homenagem a Paul Thomas Anderson com a exibição de “Haverá Sangue”, “Jogos de Prazer”, “Magnólia”, “O Mentor”, “Linha Fantasma”, “Vício Intrínseco”, “Embriagado de Amor” e “Hard Eight” ;

E uma homenagem ao realizador e mestre das artes visuais Clément Cogitore, um Ciclo Temático “Os Olhares em Confronto”, um ciclo CINEMART, uma já referida homenagem à Cinemateca Francesa, e os já habituais Simpósios, este ano sobre “As Artes e o Público no Mundo Pós-Pandemia” e “25º Aniversário de Sintra – Património Mundial da Unesco”.

Lugar ainda para dois grandes eventos: “Concerto – Orquestra Municipal de Sintra – D. Fernando II” e “Salvador Sobral Apresenta: Noche de Ronda”, acompanhado da exibição de “Os Esquecidos”, de Luis Buñuel e “E a Tua Mãe Também”, de Alfonso Cuarón.

Esta edição do LEFFEST decorrerá entre o Cinema Medeia Nimas (Lisboa), o Teatro Tivoli BBVA (Lisboa) e o Centro Cultural Olga Cadaval (Sintra). A programação completa, confirmação de convidados e outras notícias encontra-se disponível no site do Festival.

Os bilhetes e os horários estarão disponíveis a partir de 2 de Novembro.