CinemaDestaquesFestivais de cinemaLuís Sequeira revela ao Cinema Pla’net pormenores da sequela de “IT”

Convidado do MOTELX para uma masterclass sobre ‘Vestir o Terror’, Luís Sequeira revelou ao Cinema Pla’net os desafios de trabalhar em “IT: Capítulo 2”. Luso-descendente nomeado ao Óscar de Melhor Guarda-Roupa por “A Forma da Água”, Luís Sequeira esteve em Portugal para falar sobre a sua carreira no cinema de fantasia e terror onde já participou em filmes como “Mamã”, “Carrie” e “A Coisa”, para além da série televisiva de Guillermo del Toro “The Strain”....
Miguel Revel Miguel RevelSet 23, 20187 min

Convidado do MOTELX para uma masterclass sobre ‘Vestir o Terror’, Luís Sequeira revelou ao Cinema Pla’net os desafios de trabalhar em “IT: Capítulo 2”.

Luís Sequeira
Luís Sequeira no MOTELX

Luso-descendente nomeado ao Óscar de Melhor Guarda-Roupa por “A Forma da Água”, Luís Sequeira esteve em Portugal para falar sobre a sua carreira no cinema de fantasia e terror onde já participou em filmes como “Mamã”, “Carrie” e “A Coisa”, para além da série televisiva de Guillermo del Toro “The Strain”.

Luís Sequeira
“IT”

O próximo grande projeto do aclamado diretor de guarda-roupa será a sequela do blockbuster de terror “IT”, do qual Luís Sequeira falou ao Cinema Pla’net sobre as particularidades de fazer parte de um filme com uma dupla linha narrativa, no presente (com Jessica Chastain, James McAvoy, Bill Hader…) e no passado (com os jovens do primeiro filme):

Sem revelar muito, tenho de dizer que o maior desafio tem sido algo que não consigo explicar em português “growing spurts” [surto de crescimento, em tradução literal], onde as crianças tinham uma certa altura e agora estão bem mais altas. Estamos a regressar a cenas originais do primeiro filme e um dos problemas é ter de fazer duplicados de muitas das roupas que agora já não estão disponíveis ou não servem, porque infelizmente [os responsáveis pelo primeiro filme] não são como eu, que fico com tudo armazenado, tinham uns pares de cada roupa e nada mais. Tivemos de duplicar muitas das peças originais, o que é mesmo muito difícil, porque é como seguir um trilho de migalhas devido à pouca informação que temos disponível. Tivemos de fazer impressão digital, tivemos de tintar tecidos para coincidir com os tons originais e depois recortar tudo para servir aos novos corpos, porque os corpos deles mudaram. Por sua vez, digitalmente, vão fazer algo para que os atores pareçam mais jovens e para que as roupas lhes assentem bem, porque uma t-shirt pode ainda servir, mas fica mais justa, portanto tivemos de a fazer parecer mais solta como estava antes. 

Luís Sequeira
Jessica Chastain e Sophia Lillis nas filmagens de “IT: Capítulo 2”

“IT: Capítulo 2” tem Andy Muschietti de volta à realização, acompanhado por Bill Skarsgård (o vilão Pennywise) e o The Losers Club (Sophia Lillis, Jaeden Lieberher, Finn Wolfhard, Jack Dylan Grazer, Nicholas Hamilton, Wyatt Oleff, Jeremy Ray Taylor e Chosen Jacobs). As versões adultas do grupo serão interpretadas respetivamente por Jessica Chastain, James McAvoy, Bill Hader, James Ransone, Teach Grant, Andy Bean, Jay Ryan e Isaiah Mustafa.

Luís Sequeira
“IT: Capítulo 2”

A sequela é passada 27 anos depois do primeiro filme, e tal como Luís Sequeira explicou, regressa igualmente a certas cenas de “IT”. “IT: Capítulo 2” estreia em Portugal a 5 de Setembro de 2019 e já há conversações para que a antestreia ocorra na próxima edição do MOTELX.

Miguel Revel

Miguel Revel

Apaixonado por cinema desde criança, dos filmes de Nolan e Fincher às obras primas de Hitchcock e Welles. Estudante de Licenciatura em Ciências da Comunicação na Universidade Nova de Lisboa. Colaborador do Cinema Pla'net desde Agosto de 2015.