CinemaDestaquesLista de FilmesO teu Guia para a maratona perfeita de Star Wars

Dia 18 de dezembro chega aos cinemas portugueses o último capítulo da saga dos Skywalker: “Star Wars: A Ascenção Skywalker”. Este filme promete concluir a saga iniciada há 42 anos pelo visionário George Lucas. No que toca a “Star Wars”, existe alguma confusão sobre como iniciar esta saga. Há várias interpretações, afinal de contas, esta saga não teve uma forma tradicional de contar a sua história. Se normalmente uma série avança sequela após sequela, no...
João Magalhães João MagalhãesDez 25, 2019

Dia 18 de dezembro chega aos cinemas portugueses o último capítulo da saga dos Skywalker: “Star Wars: A Ascenção Skywalker”. Este filme promete concluir a saga iniciada há 42 anos pelo visionário George Lucas.

No que toca a Star Wars”, existe alguma confusão sobre como iniciar esta saga. Há várias interpretações, afinal de contas, esta saga não teve uma forma tradicional de contar a sua história. Se normalmente uma série avança sequela após sequela, no caso de “Star Wars” o mesmo não pode ser dito.

 Existem 3 trilogias desta série. Primeiro veio a trilogia original, iniciada em 1977 e terminada em 1983. Dela fazem parte: “Star Wars Episódio 4: Uma Nova Esperanca”; “Star Wars Episódio 5: O Império Contra-Ataca”; “Star Wars Episódio 6: O Regresso do Jedi”.Parece estranho que os primeiros filmes não sejam os primeiros episódios certo? Não se preocupem tudo fará sentido!

Após o sucesso da trilogia original, o realizador George Lucas anunciou a chegada de mais três filmes, e com eles veio a trilogia das prequels. Iniciada em 1999 e terminada em 2005, a nova história recua 32 anos no passado para demonstrar a criação do maior vilão de todos os tempos: Darth Vader. Desta trilogia fazem parte: “Star Wars Episódio 1 – A Ameaça Fantasma”; “Star Wars Episódio 2 – O Ataque dos Clones”;  “Star Wars Episódio 3 – A Vingança dos Sith”.

A história parecia completa, mas eis que a outubro de 2012 os direitos da saga são comprados pelos estúdios Disney e, com a compra, chegou o anúncio de uma nova trilogia. A nova série iniciada em 2015, retoma a história trinta anos após os eventos de “O Regresso do Jedi”, numa trilogia que promete concluir a saga Skywalker. A nova trilogia é composta por: “Star Wars Episódio 7: O Despertar da Forca”; “Star Wars Episódio 8: Os Últimos Jedi” e o mais recente filme “Star Wars Episódio 9: A Ascenção Skywalker”.

Ver Também:“Star Wars: A Ascensão de Skywalker” – Um Debate Intergaláctico

 Além da nova trilogia, foram também produzidas mais duas prequels situadas entre “Vingança dos Sith” e “Uma Nova Esperança”. Em 2016, chegou aos cinemas “Rogue One: Uma História Star Wars” e em 2018 “Solo: Uma História de Star Wars”.

 Onze filmes compõem esta saga, mas qual a ordem certa para os ver?

 Na minha opinião a ordem de lançamento é a melhor forma de conhecer esta saga. Isto porque, se começarmos pelas prequels iniciadas em 1999 acabamos por estragar algumas das surpresas dos filmes originais. Dessa forma, penso que a ordem de lançamento será a melhor para não só entender a história, como também perceber todos os Easter Eggs deixados pelos realizadores.

 Dito isto a ordem correta para assistir os filmes de “Star Wars” seria:
  1. Star Wars: Episódio 4 – Uma Nova Esperanca“;
  2. Star Wars: Episódio 5 – O Império Contra Ataca“;
  3. Star Wars: Episódio 6 – O Regresso do Jedi“;
  4. Star Wars: Episódio 1 – A Ameaça Fantasma“;
  5. Star Wars: Episódio 2 – O Ataque dos Clones“;
  6. Star Wars: Episódio 3 – A Vingança dos Sith“;
  7. Star Wars: Episódio 7 – O Despertar da Força“;
  8. Rogue One: Uma História de Star Wars”;
  9. Star Wars: Episódio 8 – Os Últimos Jedi“;
  10. Solo: Uma História de Star Wars“.
  11. Star Wars: Episódio 9 – A Ascenção Skywalker“.

 Para todos os iniciantes desta maravilhosa série uma boa maratona!

“Star Wars: Episódio 9: A Ascenção Skywalker” já chegou aos cinemas portugueses! Que a Força esteja connosco!