Martin Freeman ganhou fama após protagonizar a série Sherlock, ao lado de Benedict Cumberbatch.

No entanto, o seu talento não fica pela televisão. Conhece os seus cinco papéis mais icónicos da sua carreira no cinema.

1. O Hobbit (2012)

Martin Freeman interpreta o icónico Bilbo Baggins, nesta trilogia que é uma prequela aos filmes da saga Senhor dos Anéis. O hobbit Bilbo Baggins tem uma vida calma e pacata no Shire. Mas isso muda completamente quando o feiticeiro Gandalf o recruta para uma épica jornada até à Montanha Solitária. Com o objectivo de enfrentar o dragão Smaug e recuperar os tesouros guardados por ele, o hobbit integra um grupo de treze anões numa viagem pela Terra Média.

Bilbo Baggins é um dos papéis mais marcantes da carreira de Freeman. É difícil imaginar outro actor que tenha feito jus à personagem desta hobbit como ele o fez.

2. Cargo (2017)

Da produtora de O Babadook, Cargo conta a história de Andy e a sua filha bebé a tentar sobreviver durante um apocalipse zombie no interior da Austrália. Mas quando Andy é infectado, ele tenta a todo o custo encontrar protecção para a sua filha antes que a transformação seja concluída…

Martin Freeman é supreendente no papel de pai a tentar salvar a sua filha.

Arthur Dent (Martin Freeman) é um homem normal, a ter um dia péssimo. Depois de saber que a sua casa está prestes a ser demolida, Arthur descobre que o seu melhor amigo Ford Prefect (Mos Def) é um extra-terrestre.

Como se isso não fosse suficiente, descobre também que a Terra está prestes a ser destruída para que se possa construir uma nova auto-estrada hiperespacial. Assim, Arthur embarca numa nave espacial e começa uma inesquecível aventura pelo universo.

Um clássico da literatura adaptado ao cinema, com uma forte performance de Freeman.

Phillip Goodman é um homem solitário que se dedica a denunciar fraudes paranormais. No entanto, um dia, recebe uma carta misteriosa de Charles Cameron, o cientista e apresentador de televisão que inspirou o seu trabalho. Cameron pede-lhe para o ajudar a desvendar três casos complexos para os quais nunca encontrou explicação científica. Então, pela primeira vez na sua vida, Goodman põe em causa tudo em que acredita quando começa a investigar os casos…

Vinte anos depois de falharem um “pub crawl” (uma maratona de bebedeira em vários bares diferentes numa única noite), cinco amigos voltam à sua terra natal para tentarem outra vez. Mas eles enfrentam um obstáculo inesperado: o futuro da humanidade está nas suas mãos.

Martin Freeman interpreta Oliver Chamberlain, ao lado de Nick Frost e Simon Pegg, dois dos melhores actores de comédia britânicos.

Ver também: Vários artistas confirmados para a Comic Con Portugal Celebration

A série de comédia “Breeders”, protagonizada por Martin Freeman, estreou este ano e está disponível na HBO Portugal.