Esta quinta-feira dia oito de outubro marca o aniversário de Matt Damon.

Natural de Boston, o ator tem uma carreira que marcou o cinema em diversos géneros, sejam dramas, filmes de guerra, ação e comédia.

É nesta versatilidade que Damon se consagra visto que além do seu trabalho como ator, também ele trabalhou como roteirista em quatro projetos, sendo que o primeiro lhe rendeu um Oscar de Melhor Argumento a par do seu melhor amigo e astro de Hollywood, Ben Affleck! O ator conta também com três nomeações à estatueta dourada para Melhor Ator, e outra nomeação como produtor pelo filme “Manchester by the sea”.

 Tendo-se provado como uma grande presença no cinema dos últimos vinte anos, Damon cresceu na sua carreira a trabalhar com mestres como Francis Ford Coppola, Steven Spielberg, Martin Scorsese, entre outros. Desta forma, reunimos os seus cinco melhores projetos como forma de celebrar a sua carreira no seu aniversário.

Ver também: Kate Winslet | Do Titanic ao topo de Hollywood em 5 papéis

5. Invictus (2009), de Clint Eastwood

“Invictus” é um filme que marcou a minha adolescência. Como jogador de basquetebol, um dos meus treinadores começou a época por nos mostrar este filme numa sala de teatro. Lembro-me de ele o ter feito porque a nossa equipa era nova, e ele tinha como objetivo passar um filme que falava sobre uma equipa improvável, num tempo improvável que se uniu para conquistar a vitória.

É um filme sobre união no fim do apartheid e como a união do ser humano bate qualquer preconceito. Baseado numa história verídica, Matt Damon, François Piennar que é o co-protagonista para a personagem de Morgan Freeman, Nelson Mandela Sem dúvida duas excelentes performances num excelente filme que rendeu uma nomeação a Damon para Melhor Ator Secundário!