A atriz triplamente oscarizada interpreta “a diva do grito” numa história verídica muito peculiar.

Florence Foster Jenkins era uma milionária da Pensilvânia que sempre sonhou tornar-se cantora de ópera, mas apesar de estar convencida de que possuía uma voz perfeita, a verdade era muito diferente. Nos anos ’40 (séc. XX) tornou-se conhecida pelos múltiplos concertos que deu em Nova Iorque, onde ganhou a fama de “diva do grito”.

Após muitos pequenos recitais no Ritz, Jenkins alcançou finalmente o Carnegie Hall onde os bilhetes esgotaram em poucas horas, naquele que foi descrito como um dos espectáculos mais inesquecíveis de sempre. A milionária faleceu um mês depois, aos 76 anos, com muitos a assumir que tal aconteceu devido a uma depressão causada pela reação de gozo dos espectadores.

florence foster jenkins..

Meryl Streep interpreta Florence Foster Jenkins. Hugh Grant é St. Clair Bayfield, que durante vários anos tentou esconder a Jenkins a terrível realidade de que esta não tinha voz para a ópera. Rebecca Ferguson (“Missão: Impossível – Nação Secreta”), Simon Helberg (“A Teoria do Big Bang”), John Kavanagh (“Braveheart: O Desafio do Guerreiro”) e Nina Arianda (“Meia-Noite em Paris”) também fazem parte do elenco.

O filme francês “Marguerite” (que estreou em Portugal a 29 de Outubro) abordou a vida da mesma mulher, estando nomeado a 11 prémios César (equivalente francês do Óscar). Brevemente será lançado em DVD pela Alambique Filmes.

“Florence Foster Jenkins” estreia no Reino Unido a 6 de Maio.