Cinema Destaques Festivais de cinema

MOTELX – debate ‘As mulheres têm voz na cultura?’ reúne atrizes e escritoras

Diana Palmeiro
  • Agosto 27, 2018
  • 2 min read
MOTELX  – debate ‘As mulheres têm voz na cultura?’ reúne atrizes e escritoras

MOTELX reúne atrizes e escritoras num debate sobre o papel da mulher nas artes. ‘As mulheres têm voz na cultura?’ insere-se na celebração do 200.º aniversário da obra “Frankenstein”, de Mary Shelley.

O MOTELX junta assim um painel totalmente feminino para discutir o contexto e a época em que o romance foi criado. Para além disso, será abordado de que forma continua a ser uma leitura atual e pertinente.

Bárbara Bulhosa, Helena Vasconcelos, Isabel Abreu e Maria João Luís sobem ao palco do Cinema São Jorge. Sob a moderação de Fernanda Câncio, irão debater o papel das mulheres no panorama cultural. O debate ‘As mulheres têm voz na cultura?’, inserido na celebração do 200.º aniversário da obra “Frankenstein”, de Mary Shelley, será no dia 7 de setembro, às 19 horas.

MOTELX
Elle Fanning em “Mary Shelley”

Para contextualizar, o filme “Mary Shelley”, protagonizado por Elle Fanning, será exibido antes, na sala 3, às 17h05.

Ver Também: MOTELX – programação do evento revelada, criadores de “Saw” e “REC” presentes

A obra de Mary Shelley foi reconhecida como o primeiro romance gótico moderno. Mas a escritora britânica  foi obrigada a abdicar da autoria do romance. Isto por ser impensável à época alguém do sexo feminino escrever uma obra com as características de “Frankenstein”.

Esta obra de Mary Shelley é marcante para o terror mundial e teve um grande impacto em criações que surgiram posteriormente. Assim, além de a homenagear pelo que criou, também quisemos destacar o contexto em que o fez. O movimento feminista tem ganho cada vez mais importância na sociedade actual e, também na cultura, devemos pensar se há iguais oportunidades, iguais reconhecimentos e iguais considerações, daí estrearmos este modelo de tertúlia nesta edição do MOTELX”.

João Monteiro, Diretor do Festival

A celebração do bicentenário de Frankenstein terá também uma programação especial. Podem saber mais sobre a programação do Festival aqui.

A 12.ª edição do MOTELX  terá lugar de 4 a 9 de setembro, no Cinema São Jorge. Entre os dias 31 de agosto e 1 de setembro, decorrem as iniciativas de Warm-up.

Diana Palmeiro
About Author

Diana Palmeiro

Librarian, Oncer e Gryffindor. Séries, comics e teorias da conspiração, é comigo. Pla'netando desde Dezembro de 2015.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *