Originais da Netflix proibidos de competir no Festival de Cannes

Tabela de Conteúdo

De agora em diante os especiais da Netflix não poderão compretir no Festival de Cinema de Cannes. De acordo com o The Hollywood Reporter isto será devido ao facto de a empresa se recusar a lançar as suas obras para o cinema.

A nova regra do Festival de Cinema de Cannes obriga a que os filmes que sejam submetidos para competição tenham sido lançados nos cinemas franceses. Contudo, tal regra não irá impedir que os filmes vindos da Netflix sejam exibidos durante a cerimónia.

Theirry Fremaux, diretor do festival, admitiu a situação em entrevista ao The Hollywood Reporter:

No ano passado, quando selecionamos esses dois filmes, achei que poderia convencer a Netflix a lançá-los nos cinemas. Eu era presunçoso, eles recusaram. O pessoal da Netflix adorou a carpete vermelha e gostaria de estar presente com outros filmes. Mas eles entendem que a intransigência de seu próprio modelo é agora o oposto do nosso.

A decisão também terá sido tomada devido aos protestos de outros realizadores franceses na edição passada. “Okja” de Bong Joon-ho e “The Meyerowitz Stories” de Noah Baumbach foram submetidos no ano passado a competição por parte da Netflix. A decisão levou a protestos da parte de vários cineastas franceses.

Ainda assim a Netflix tentou que os dois produtos passassem nos cinemas de França por uma semana. No entanto, devido a normas dos media franceses, tal não foi possível.

Vê também : Os universos cinematográficos de eleição do Cinema Pla’net

Fremaux, apesar de compreender a popularidade de serviços tais como a Netflix e a Amazon, bem como as possibilidades que as duas organizações dão a jovens realizadores, ressalva que os produtos criados são “híbridos” de cinema e TV.

O cinema [ainda] triunfa em todos os lugares, mesmo nesta era dourada das séries. A história do cinema e a história da Internet são duas coisas diferentes.

O Festival de Cinema de Cannes irá decorrer em breve em maio do presente ano.

O que achaste? Segue-nos @cinema_planet no Instagram ou no @cinemaplanetpt Twitter.

Partilha este artigo:
Translate »