A 10ª temporada de “The Walking Dead” foi interrompida de forma abrupta. O seu antepenúltimo episódio saiu no dia 6 de abril e terminou num grande cliffhanger.

No cliffhanger Beta e a sua horda de zombies aproximavam-se cada vez mais rápido do grupo de heróis. Mas devido à pandemia, o canal AMC não conseguiu completar a pós-produção do último episódio, que havia sido adiado para outro mês deste ano contudo com data indefinida.

Após o episódio, um pequeno clipe com cerca de três minutos foi lançado online para revelar o regresso de Maggie (Lauren Cohan). A décima temporada, que até  então se provava como mais um excelente passo na recente ressurgência desta série, deixou os fãs com água na boca e em suspenso para saberem quando veriam o desfecho da temporada.

 Eis que durante o painel online da San Diego Comic Con dedicado à serie, os atores e produtores juntaram-se para falar do desfecho da temporada e o futuro da série. A produtora Angela Kang revelou que o season finale da décima temporada irá estrear no dia 4 de outubro logo após a estreia do mais recente spin-off da série “The Walking Dead: The World Beyond”.

 Mas isto não foi o fim das notícias. Durante a entrevista, Angela Kang revelou que a décima temporada irá estrear apenas em 2021, porém foram também anunciados cerca de seis episódios que serão lançados no começo de 2021 e farão ainda parte da décima temporada. Isto faz da décima temporada da série a primeira a atingir a marca dos 22 episódios, sendo que na primeira temporada tivemos seis episódios e a partir da segunda tivemos sempre dezasseis episódios por temporada.

 Fica-se sem entender o propósito de haver mais episódios sendo que os produtores e atores continuaram a chamar ao próximo episódio o episódio final da décima temporada. Talvez isto seja uma boa oportunidade para aprofundar algumas personagens, porém não podemos especular muito antes de ver o que o próximo episódio nos trará.

 Espero pessoalmente que a série não adote um formato de vinte e dois episódios, a não ser talvez para uma última temporada. Pessoalmente acho que o formato de dezasseis episódios já resulta muito bem com a série. Temos sempre um ou outro episódio que servem para empatar, contudo a probabilidade de episódios filler só aumenta em séries do formato de vinte e dois episódios.

 Mas vamos esperar para ver. Como fã da série que tinha desistido na série temporada, não me arrependo absolutamente nada de ter voltado a ver a série. O trabalho de Angela Kang a partir da nona temporada renovou completamente a série para um nível que The Walking Dead havia perdido desde a sua sexta temporada. Estou por isso entusiasmado para ver o que o season finale nos trará e perceber qual o propósito destes seis episódios extra, ainda que fique um tanto preocupado que esta extensão possa atrasar o ritmo narrativo da série.

O Season Finale de The Walking Dead chega à AMC (EUA) a 4 de outubro e em simultâneo à FOX (Portugal) na madrugada de 5 de outubro.