Lista de FilmesMatérias EspeciaisO Melhor da Década no Cinema Português: Papéis Principais

Com os anos '10 prestes a terminar, o Cinema Pla'net destaca o melhor da década. Neste artigo, os melhores papéis principais de atores portugueses.
Miguel Revel Miguel RevelDez 30, 2019

Com os anos ’10 prestes a terminar, o Cinema Pla’net destaca o melhor da década. Neste artigo, os melhores papéis principais de atores portugueses.

2010

Cláudio da Silva

Filme do Desassossego
personagem: Bernardo Soares
de: João Botelho
com: Pedro Lamares, Ricardo Aibéo, Margarida Vila-Nova

Lisboa, hoje. Um quarto de uma casa na Rua dos Douradores. Um homem inventa sonhos e estabelece teorias sobre eles. A própria matéria dos sonhos torna-se física, palpável, visível. O próprio texto torna-se matéria na sua sonoridade musical. E, diante dos nossos olhos, essa música sentida nos ouvidos, no cérebro e no coração, espalha-se pela rua onde vive, pela cidade que ele ama acima de tudo e pelo mundo inteiro. Filme desassossegado sobre fragmentos de um livro infinito e armadilhado, de uma fulgurância quase demente mas de genial claridade. O momento solar de criação de Fernando Pessoa. A solidão absoluta e perfeita do EU, sideral e sem remédio. Deus sou eu!, também escreveu Bernardo Soares.

Beatriz Batarda

Duas Mulheres
personagem: Joana Amorim
de: João Mário Grilo
com: Débora Monteiro, Virgílio Castelo, Marcello Urgeghe

Joana, médica psiquiatra de 40 anos, é casada com Paulo, executivo de uma grande empresa financeira. O casal tem a existência dourada a que dá direito a profissão e a estabilidade de Joana e o poder de Paulo, apesar de, neste caso, os circuitos do dinheiro e dos seus interesses obrigarem a reacondicionamento e sobressaltos constantes, como agora acontece com uma guerra de accionistas à porta. Paulo espera que Joana cumpra o seu papel e o siga nas suas constantes demonstrações sociais de influência e competência. Mas a disposição e o quotidiano de Joana são profundamente alterados, quando Mónica, uma jovem modelo, entra na sua vida, por via de uma consulta de urgência.

Pages: 12345678910