A

equipa do Cinema Pla’net juntou-se para vos oferecer uma sugestão daqueles que são os mais notáveis filmes de super-heróis.

10. Batman (1989)

Título original: Batman

Elenco: Michael Keaton, Jack Nicholson, Kim Basinger, Michael Gough, Billy Dee Williams, Pat Hingle

A entrada mais antiga nesta lista pertence a um dos mais icónicos filmes sobre o cavaleiro das trevas. O estilo caraterístico de Tim Burton empresta-se na perfeição ao cenário gótico da cidade de Gotham.

9. Watchmen – Os Guardiões (2009)

Título original: Watchmen

Elenco: Malin Akerman, Jackie Earle Haley, Patrick Wilson, Jeffrey Dean Morgan, Billy Crudup, Carla Gugino, Andrew Goode

Ainda sem deixar a temática gótica, Zack Snyder oferece-nos um dos filmes de super-heróis mais ásperos a chegar aos grandes ecrãs. Não há nada de jovial ou leviano nesta história baseada naquela que é uma das melhores Graphic Novel alguma vez escrita.

8. Mulher-Maravilha (2017)

Título original: Wonder Woman

Elenco: Gal Gadot, Chris Pine, Robin Wright, Connie Nielsen, Danny Huston, David Thewlis

76 anos após a criação da personagem, a Mulher Maravilha teve direito ao seu próprio filme. E, diga-se, já não era sem tempo. Trata-se de uma personagem que transcende o género, possivelmente o maior ícone da resistência e da luta feminina na ficção. Uma lufada de ar fresco no muito criticado universo cinematográfico da DC.

7. The Incredibles: Os Super Heróis (2004)

Título original: The Incredibles

Elenco: Craig T. Nelson, Holly Hunter, Samuel L. Jackson, Brad Bird, Jason Lee, Spencer Fox, Sarah Vowell

O único filme animado na nossa lista goza de um tremendo estatuto junto daqueles que nasceram na década de 90. Não pensem, no entanto, que é apenas um filme de época. Um dos melhores filmes da Pixar, que é candidato a ganhar futuramente o status de filme de culto.

6. Logan: The Wolverine (2017)

Título original: Logan

Elenco: Hugh Jackman, Dafne Keen, Patrick Stewart, Boyd Holbrook, Stephen Merchant

Depois de 2 filmes que dividiram opiniões, o 3º filme a solo de Wolverine foi o home-run que os fãs esperavam há muito tempo. Tendo como base o famoso arco dos comics ”Old Man Logan”, James Mangold não poupou na violência. É o 4º filme com a classificação R que mais dinheiro fez nas bilheteiras.

5. Vingadores (2012)

Título original: The Avengers

Elenco: Robert Downey Jr., Chris Evans, Scarlett Johansson, Mark Ruffalo, Chris Hemsworth, Jeremy Renner, Tom Hiddleston

O primeiro filme de super-heróis em que podemos ver um ”team up” desta escala. 4 anos após a criação do Universo Cinematográfico da Marvel, Avengers foi um épico culminar de todos os acontecimentos prévios.

4. Guardiões da Galáxia (2014)

Título original: Guardians of the Galaxy

Elenco: Chris Pratt, Zoë Saldaña, Vin Diesel, Dave Batista, Bradley Cooper, Michael Rooker

Outro filme onde está presente uma equipa de super heróis, mas desta vez trata-se de um elenco que à altura era maioritariamente desconhecido dos fãs. Foi uma surpresa agradável de James Gunn, que nos brindou com uma hilariante aventura espacial, inovadora dentro do género Sci-Fi.

3. Homem-Aranha 2 (2004)

Título original: Spider-Man 2

Elenco: Tobey Maguire, Kirsten Dunst, James Franco, Alfred Molina, J.K. Simmons

Apesar de todas as tentativas que se sucederam, nenhum filme agradou tanto aos fãs do aranhiço como o segundo da trilogia de Sam Raimi. Uma ode à relação que o Homem Aranha tem com a cidade de Nova Iorque, e aos limites a que está disposto a ir para proteger os seus habitantes.

2. Deadpool (2016)

Título original: Deadpool

Elenco: Ryan Reynolds, Morena Baccarin, T.J.Miller, Brianna Hildebrand, Stefan Kapicic, Ed Skrein, Gina Carano

O filme com classificação R que mais dinheiro fez nas bilheteiras. É nesta liberdade que residiu o sucesso de Deadpool, aliada à perseverança e luta do ator Ryan Reynolds. Talvez a adaptação mais fiel de uma personagem dos comics ao cinema, e certamente a mais engraçada.

1. O Cavaleiro das Trevas (2008)

Título original: The Dark Knight

Elenco: Christian Bale, Heath Ledger, Michael Caine, Gary Oldman, Aaron Eckhart, Maggie Gyllenhaal, Morgan Freeman

Há filmes cuja apreciação se centra maioritariamente num ponto específico, e este é definitivamente um desses casos. É escusado dizer que falamos da interpretação do Joker, por Heath Ledger. Um grande desvio daquilo que é a personagem nos comics, mas que se inseriu na perfeição no universo obscuro criado por Christopher Nolan.