Super-heróis, magia, crime, terror, teatro de revista e natação sincronizada fazem parte do top 25 da presente temporada natalícia.

A equipa do Cinema Pla’net reuniu-se para votar nos filmes mais aguardados até ao final de 2018. O top 25 que se segue é o resultado dessas votações. De candidatos aos Óscares a grandes blockbusters de Natal, a lista inclui ainda cinema independente e documentários, refletindo a diversidade dos filmes que vão estrear entre 15 de novembro e o último dia do ano.

Publicidade

#25 – O Ben Está de Volta

Ben Burns, um jovem de 19 anos toxicodependente em tratamento, regressa inesperadamente a casa da família na manhã da véspera de Natal. A sua mãe, Holly, está aliviada e recebe-o de braços abertos, mas teme o risco do filho ter uma recaída. Durante 24 turbulentas horas, novas verdades são reveladas e o amor incondicional de uma mãe pelo seu filho é posto à prova, enquanto Holly tudo faz para manter Ben são e salvo.

Realização: Peter Hedges (“O Amor e a Vida Real”)
Elenco: Julia Roberts, Lucas Hedges, Courtney B. Vance
Estreia a 27 de dezembro

https://www.youtube.com/watch?v=dLBWEoI9ujo

#24 – Yardie

De Kingston (Jamaica) nos anos 70, a Hackney (Inglaterra) nos anos 80, “Yardie” centra-se na vida do jovem jamaicano D, que desde a infância nunca esqueceu o assassinato do seu irmão mais velho, Jerry Dread. D cresce debaixo da proteção do produtor musical King Fox que o manda para Londres onde recupera a relação com a namorada de infância, Yvonne, e a filha, que ele não vê desde bebé. Ao mesmo tempo, junta-se a uma banda chamada High Noon e encontra o homem que disparou contra o irmão, dez anos antes.

Realização: Idris Elba (filme de estreia)
Elenco: Aml Ameen, Sheldon Shepherd, Stephen Graham
Estreia a 29 de novembro

#23 – Silvio e os Outros

Viveu no nosso imaginário pelo poder do seu império jornalístico, a sua ascensão meteórica e a capacidade de sobreviver a reveses políticos e a processos judiciais. Encarnou, durante vinte anos e após a queda do comunismo, o laboratório da Europa e o triunfo absoluto do modelo liberal. Entre o declínio e a intimidade impossível, Silvio Berlusconi simboliza uma era que se questiona, desesperada pelo seu vazio.

Realização: Paolo Sorrentino (“A Grande Beleza”)
Elenco: Toni Servillo, Elena Sofia Ricci, Riccardo Scamarcio
Estreia a 6 de dezembro

#22 – O Culpado

Asger Holm, responde à chamada de emergência de uma mulher raptada. Quando a ligação é subitamente interrompida, começa a busca pela mulher e pelo seu sequestrador. Com o telefone como sua única ferramenta, Asger entra numa corrida contra o tempo para salvar a vítima, mas logo percebe que está a lidar com um crime muito mais complexo do que pensava.

Realização: Gustav Möller (filme de estreia)
Elenco: Jakob Cedergren, Jessica Dinnage, Omar Shargawi
Estreia a 20 de dezembro

#21 – Robin Hood

Robin Hood regressa a Inglaterra depois de vários anos de luta nas Cruzadas, onde as suas habilidades e importância na batalha lhe conferiram a admiração dos seus inimigos, incluindo o comandante inimigo Little John, que lhe indica um caminho seguro para Nottingham, onde Robin encontra a sua propriedade destruída e os seus vizinhos empobrecidos, todos sob o comando do implacável xerife de Nottingham.

Realização: Otto Bathurst (“Black Mirror”)
Elenco: Taron Egerton, Jamie Foxx, Ben Mendelsohn
Estreia a 29 de novembro

#20 – A Vingança de Lizzie Borden

Mulher solteira com 32 anos e socialmente inadaptada, Lizzie leva uma vida claustrofóbica sob o jugo frio e dominador do pai. Quando Bridget Sullivan, uma jovem empregada, vem trabalhar para a família, Lizze encontra nela uma alma gémea e compreensiva, bem como uma oportunidade. Um thriller psicológico baseado no infame assassinato à machadada da família Borden, ocorrido em 1892, em Fall River, no Massachusetts.

Realização: Craig William Macneill (“As Arrepiantes Aventuras de Sabrina”)
Elenco: Chloë Sevigny, Kristen Stewart, Kim Dickens
Estreia a 22 de novembro

#19 – Bumblebee

Em 1987, Bumblebee está em fuga e encontra refúgio num ferro velho, numa pequena cidade do litoral da Califórnia. Charlie, com quase 18 anos e a tentar descobrir o seu lugar no mundo, descobre Bumblebee, com marcas de guerra e destruído. Enquanto Charlie o repara, rapidamente descobre não se tratar de um mero Volkswagen Carocha amarelo.

Realização: Travis Knight (“Kubo e as Duas Cordas”)
Elenco: Hailee Steinfeld, John Cena, Angela Bassett
Estreia a 20 de dezembro

#18 – The Eyes of Orson Welles

Ao ter acesso exclusivo a centenas de desenhos e pinturas de Orson Welles, o cineasta Mark Cousins mergulha no trabalho visual do actor e realizador mítico para revelar o retrato de um artista como nunca o tínhamos visto – através do seu próprio olhar, desenhado com a sua própria mão, pintado com os seus pincéis. Dá vida às paixões e ao poder deste showman do século XX e explora a forma como o génio de Welles continua hoje a ressoar na época de Trump, mais de 30 anos depois da sua morte.

Realização: Mark Cousins (“I Am Belfast”)
Estreia a 20 de dezembro

#17 – Ou Nadas ou Afundas

Um grupo de quarentões decide formar uma equipa masculina de natação sincronizada na piscina local. Enfrentando o cepticismo e o desdém, são treinados por uma antiga campeã da modalidade que enfrenta diversos problemas na sua vida e lançam-se numa aventura improvável onde, pelo caminho, irão recuperar a autoestima e descobrir bastante sobre si próprios e sobre os outros.

Realização: Gilles Lellouche (“Descaradamente Infiéis”)
Elenco: Mathieu Amalric, Benoît Poelvoorde, Guillaume Canet
Estreia a 13 de dezembro

#16 – Utoya, 22 de Julho

A 22 de Julho de 2011, mais de 500 jovens participavam num campo de férias político, nos arredores de Oslo, tendo sido atacados por um extremista de extrema-direita armado. Pouco antes de se dirigir à ilha de Utøya, o mesmo homem fizera explodir um edifício governamental em Oslo. Quando os jovens, chocados com os acontecimentos em Oslo, estão a tranquilizar os familiares, informando que estão muito longe do local. De repente, o som de tiros destrói o ambiente de segurança.

Realização: Erik Poppe (“A Escolha do Rei”)
Elenco: Andrea Berntzen, Aleksander Holmen, Solveig Koloen Birkeland
Estreia a 15 de novembro

#15 – Parque Mayer

Lisboa, 1933. Num teatro do Parque Mayer, durante os ensaios para uma nova revista, há de tudo: amores não correspondidos, pequenos dramas pessoais e uma constante luta contra a censura e a hábil tentativa de a contornar. Mas, acima de tudo, o Parque Mayer esconde segredos, terríveis segredos com a capacidade de destruir vidas no tempo em que o Estado Novo começa a apertar o seu cerco e a liberdade está cada vez limitada. Portugal inteiro está no “Parque Mayer”, onde a resistência à opressão será feita com um quadro de revista numa sala que responde com uma ovação de pé.

Realização: António-Pedro Vasconcelos (“Os Gatos Não Têm Vertigens”)
Elenco: Daniela Melchior, Diogo Morgado, Francisco Froes
Estreia a 6 de dezembro

#14 – High Life

Nos confins do espaço, muito além do nosso sistema solar, Monte e Willow, a sua filha pequena, vivem juntos a bordo de uma nave espacial, em isolamento total. Monte, um homem solitário cuja severa autodisciplina é uma proteção contra o desejo – o seu e o de outros – tornou-se pai contra a sua vontade. O seu esperma foi usado para inseminar uma jovem que deu à luz Willow. Ambos eram membros de uma tripulação de prisioneiros: encarcerados espaciais, condenados à pena de morte. Usados como cobaias pela perversa Dra. Dibs são enviados numa missão ao buraco negro mais próximo da Terra.

Realização: Claire Denis (“O Meu Belo Sol Interior”)
Elenco: Robert Pattinson, Juliette Binoche, Mia Goth
Estreia a 13 de dezembro

#13 – Uma Guerra Pessoal

Marie Colvin é uma famosa correspondente de guerra. Destemida e rebelde, percorre as linhas da frente de todo o mundo, dando voz àqueles que não têm maneira de ser ouvidos. Ferida por uma granada no Sri Lanka, Colvin passa a usar uma pala sobre o olho, estando tão confortável nas festas da elite londrina como a confrontar ditadores. A sua missão de mostrar verdadeiro custo da guerra leva-a ao encontro do prestigiado fotógrafo de guerra Paul Conroy. Juntos, embarcam na aventura mais perigosa das suas vidas – expor o conflito armado da Síria.

Realização: Matthew Heineman (“Cartel Land”)
Elenco: Rosamund Pike, Stanley Tucci, Jamie Dornan
Estreia a 22 de novembro

#12 – Engenhos Mortíferos

Num futuro longínquo, milhares de anos após a Guerra dos Antigos, devastação provocada por uma guerra nuclear que destruiu o mundo em sessenta minutos e fez a humanidade regredir em termos tecnológicos a vida na Terra mudou radicalmente. Os países deram lugar a grandes cidades-estado e a escassez de recursos obriga a que se deslocam constantemente. Protegidas das radiações no exterior, as grandes metrópoles alimentam-se umas das outras, devorando-se segundo as regras do chamado Darwinismo Municipal, onde cada cidade capturada é integrada no interior da sua predadora.

Realização: Christian Rivers (filme de estreia)
Elenco: Hera Hilmar, Hugo Weaving, Stephen Lang
Estreia a 6 de dezembro

#11 – Grinch

O abominável Grinch leva uma vida solitária dentro da sua caverna no Monte Crumpit com o fiel amigo, o cão Max, como companhia. Com uma cave repleta de invenções e engenhos para o dia-a-dia, Grinch apenas vê os seus vizinhos de Vila-Quem quando fica sem comida. Todos os anos, no Natal, perturbam a sua tranquila solidão com celebrações cada vez maiores, mais brilhantes e barulhentas. Quando os Quem declaram que vão fazer uma árvore de Natal três vezes maior, Grinch percebe que só conseguirá paz e sossego se roubar o Natal.

Realização: Yarrow Cheney (“A Vida Secreta dos Nossos Bichos”) e Scott Mosier
Vozes: Benedict Cumberbatch, Angela Lansbury, Pharrell Williams
Estreia a 22 de novembro

#10 – Ralph vs Internet

Ralph, o vilão dos videojogos, e a sua companheira Vanellope Von Schweetz vão arriscar tudo ao aventurarem-se pelo universo da web, para procurarem uma peça que irá salvar o videojogo de Vanellope, o Sugar Rush. Nesta nova missão, Ralph e Vanellope vão contar com o apoio dos cidadãos da internet.

Realização: Rich Moore (“Zootrópolis”) e Phil Johnston (filme de estreia)
Vozes: John C. Reilly, Sarah Silverman, Gal Gadot
Estreia a 29 de novembro

#9 – O Regresso de Mary Poppins

Estamos em 1930, na Londres da era da Grande Depressão. Passados 24 anos após os acontecimentos do primeiro filme, Jane e Michael Banks são agora adultos. Michael trabalha na mesma instituição financeira que empregou o pai e ainda vive no número 17 de Cherry Tree Lane, com os três filhos, Annabel, John e Georgie, e a governanta, Ellen. Jane continua a tradição da mãe através de campanhas de defesa dos direitos dos trabalhadores e ajuda a família de Michael. Na sequência de uma grande perda pessoal, são novamente visitados pela enigmática Mary Poppins, que, através das suas artes mágicas e com a ajuda do amigo Jack, ajuda a família a redescobrir a alegria que lhes faltava.

Realização: Rob Marshall (“Chicago”)
Elenco: Emily Blunt, Lin-Manuel Miranda, Meryl Streep
Estreia a 20 de dezembro

#8 – Creed II

A vida de Adonis Creed transformou-se num número de equilibrismo. Entre obrigações pessoais e o treino para o próximo grande combate, espera-o o desafio de uma vida. Enfrentar um adversário com laços ao passado da sua família só reforça o peso da iminente batalha no ringue. Rocky Balboa está a seu lado e, juntos, Rocky e Adonis vão enfrentar o legado comum, questionar aquilo por que vale a pena lutar e descobrir que nada é mais importante do que a família.

Realização: Steven Caple Jr. (“The Land”)
Elenco: Michael B. Jordan, Sylvester Stallone, Dolph Lundgren
Estreia a 27 de dezembro

#7 – Homem-Aranha: No Universo Aranha

Miles Morales é um jovem estudante que depois de ser picado por uma aranha e ganhar super-poderes, descobre que não é o único com essas habilidades, fazendo parte de um grupo que se estende por universos paralelos e que inclui Peter Parker, Gwen Stacy, Spider-Man Noir e Spider Ham.

Realização: Peter Ramsey (“A Origem dos Guardiões”), Bob Persichetti e Rodney Rothman (filme de estreia)
Vozes: Shameik Moore, Mahershala Ali, Nicolas Cage
Estreia a 13 de dezembro

#6 – Shoplifters: Uma Família de Pequenos Ladrões

Depois de uma das suas sessões de furtos em lojas, Osamu e o filho deparam-se com uma menina cheia de frio. Inicialmente relutante, a mulher de Osamu acaba por aceder a dar-lhe abrigo após saber das dificuldades e infortúnios por que ela passou. Embora seja pobre e viva no limite da subsistência com recurso a pequenos crimes, a família parece feliz até ao dia em que um acontecimento inesperado revela segredos ocultos e testa os laços que os unem.

Realização: Hirokazu Kore-eda (“Andando”)
Elenco: Kirin Kiki, Lily Franky, Sakura Andô
Estreia a 22 de novembro

#5 – Aquaman

A história da origem do meio-humano, meio-atlante Arthur Curry, levando-o na jornada de uma vida — uma que não só o vai obrigar a enfrentar a sua origem, mas também a descobrir se é digno de quem nasceu para ser… um Rei.

Realização: James Wan (“The Conjuring – A Evocação”)
Elenco: Jason Momoa, Amber Heard, Nicole Kidman
Estreia a 13 de dezembro

#4 – Beautiful Boy

O retrato profundamente comovente do amor inabalável de uma família e do seu compromisso perante a luta contra o vício do filho e as suas tentativas de reabilitação. Após as várias recaídas do filho Nic, os Sheff são confrontados com a dura realidade de que o vício é uma doença que não descrimina ninguém e que pode atingir qualquer família a qualquer momento

Realização: Felix van Groeningen (“Ciclo Interrompido”)
Elenco: Steve Carell, Timothée Chalamet, Maura Tierney
Estreia a 29 de novembro

#3 – Monstros Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald

Gellert Grindelwald fugiu da prisão e começou a recolher seguidores para a sua causa de elevar os feiticeiros acima de todos os seres não-mágicos. O único capaz de impedi-lo é aquele que já foi o seu melhor amigo, Albus Dumbledore. Para tal, Dumbledore precisa da ajuda do seu antigo estudante Newt Scamander.

Realização: David Yates (“Harry Potter e os Talismãs da Morte”)
Elenco: Eddie Redmayne, Jude Law, Johnny Depp
Estreia a 15 de novembro

#2 – Viúvas

Numa cidade de Chicago atormentada por tumultos, quatro mulheres descobrem que têm em comum uma dívida deixada pelas atividades criminosas dos falecidos maridos. Veronica, Alice, Linda e Belle decidem assumir o seu próprio destino e planeiam construir o futuro nos seus próprios termos.

Realização: Steve McQueen (“12 Anos Escravo”)
Elenco: Viola Davis, Liam Neeson, Michelle Rodriguez
Estreia a 15 de novembro

#1 – Suspiria

A jovem bailarina americana Susie Bannion chega a Berlim nos anos 70 para uma audição na famosa Companhia de Dança Helena Markos, impressionando a reconhecida coreógrafa do grupo, Madame Blanc, com o seu talento natural. Quando Susie passa ao lugar de bailarina principal, Olga, que ocupava essa posição, descontrola-se e acusa as diretoras da companhia de serem bruxas. À medida que os ensaios se intensificam para a performance final de uma peça reconhecida da companhia, Susie e Madame Blanc tornam-se assustadoramente próximas, sugerindo que o lugar de Susie na companhia vai além de mera dançarina. Enquanto isso, um psicoterapeuta curioso, que tenta desvendar os terríveis segredos da companhia, recruta a ajuda de outra bailarina, que investiga as profundezas dos aposentos escondidos do estúdio, onde terríveis descobertas os aguardam.

Realização: Luca Guadagnino (“Chama-me Pelo Teu Nome”)
Elenco: Dakota Johnson, Tilda Swinton, Chloë Grace Moretz
Estreia a 22 de novembro