O filme “A Cidade Perdida de Z”, é considerado por muitos o melhor filme de James Gray. Descobre outros filmes do realizador na lista seguinte.

5. Nas Teias da Corrupção (2000)

Leo Handler sai da prisão depois de ter cumprido pena por um roubo de automóveis, ato que não cometeu. Reencontra a mãe, a família e os amigos. A sua tia Kitty casou com Frank Olchin, um poderoso empresário que trata das reparações das carruagens do sistema ferroviário de Nova Iorque nos estaleiros de Queens. O seu amigo Willie, culpado da sua prisão, é agora o homem dos trabalhos sujos de Frank e namorado da sua bela prima Erica. Leo vai trabalhar para os estaleiros de Frank com Willie e volta a meter-se em sarilhos. Desta vez, de alto calibre, depois de ter agredido um polícia e de se tornar no principal suspeito da morte de um funcionário. Leo vai descobrir um universo de uma extrema violência, forjada num jogo de corrupção descontrolada, que envolve polícias, juízes, fiscais e funcionários públicos, e tem de fazer dolorosas opções morais e pessoais.

Realização: James Gray
Elenco: Mark Wahlberg, Joaquin Phoenix, Charlize Theron
Género: Crime – Romance – Drama

4. Viver e Morrer em Little Odessa (1994)

A história do retorno a casa de Joshua, acabado de cumprir pena por homicídio. Tentativa de regresso a uma vida normal. Mas Joshua está irremediavelmente arredado da normalidade. A família em vias de deixar de o ser, a mãe agonizante, o pai brutal e o irmão mais novo, que o adora, transportam a memória dolorosa do passado e a evidência de que tudo aquilo de que Joshua admite gostar está em processo de desaparecimento. Regresso que parece, assim, constituir-se como a verdadeira pena pelas transgressões do passado.

Realização: James Gray
Elenco: Tim Roth, Edward Norton, Vanessa Redgrave
Género: Crime – Drama

3. Nós Controlamos a Noite (2007)

Para Bobby Green escapar à família e à sua tradição de defensores da lei, renunciou ao seu nome, perseguindo as suas ambições como dono de uma discoteca em Brooklyn. Mas enquanto “fecha os olhos” aos traficantes de droga que o rodeiam, vê-se frente a frente com a família que abandonou, quando o seu irmão e o seu pai investigam a sua discoteca. Agora, Bobby tem de escolher. Tornar-se um informador ou ajudar no maior golpe criminoso da história de Nova Iorque?

Realização: James Gray
Elenco: Joaquin Phoenix, Mark Wahlberg, Eva Mendes
Género: Crime – Drama – Thriller

2. A Emigrante (2013)

Em 1921, Ewa Cybulski e sua irmã Magda saem da Polónia rumo a Nova Iorque em busca de um novo começo e do sonho americano. Quando chegam a Ellis Island, os médicos descobrem que Magda está doente e as duas são separadas. Ewa é libertada para as ruas de Manhattan, enquanto a irmã é colocada em quarentena. Sozinha, sem ter onde ficar e desesperada por reunir-se com Magda, Ewa rapidamente torna-se prisioneira de Bruno, um homem cativante mas perverso que a leva a prostituir-se. Mas com a chegada de Orlando – um mágico destemido, primo de Bruno -, Ewa restabelece a sua autoconfiança e esperança num futuro melhor. Com o que ela não contava era com os ciúmes de Bruno.

Realização: James Gray
Elenco: Marion Cotillard, Joaquin Phoenix, Jeremy Renner
Género: Drama – Romance

1. Duplo Amor (2008)

Leonard é um homem atraente mas perturbado que regressa à casa de infância após uma tentativa de suicídio. Enquanto recupera, sob o olhar atento dos seus pais, ele conhece, quase ao mesmo tempo, duas mulheres: Michelle, uma bela e misteriosa vizinha – exótica e por isso meio deslocada no bairro de Brighton Beach; e Sandra, a encantadora e atenciosa filha do empresário suburbano que vai comprar o negócio da família de Leonard. Numa primeira fase, não resistindo à sensualidade de Sandra (e à pressão da família), Leonard descobre, gradualmente, uma oculta intensidade emocional nesta mulher. Quando Michelle parece estar condenada a apaixonar-se por Leonard e a família de Leonard o pressiona a comprometer-se com Sandra, ele vê-se forçado a tomar uma decisão impossível entre a impetuosidade do desejo, arriscando-se a cair na obscuridade que quase o matou, ou o conforto do amor.

Realização: James Gray
Elenco: Joaquin Phoenix, Gwyneth Paltrow, Vinessa Shaw
Género: Romance – Drama