Nos cinemas com “A Grande Muralha”, Matt Damon é um dos atores mais famosos da sua geração. O Cinema Pla’net destaca cinco grandes papéis da sua carreira.

5. Invictus

Recentemente eleito Presidente, Mandela sabia que a nação continuava racista e economicamente dividida, fruto do apartheid. Acreditando que poderia unir o seu povo através da linguagem universal do desporto, Mandela apelou à equipa de rugby, que fez uma improvável caminhada até à Final do Campeonato do Mundo de 1995.

Realização: Clint Eastwood
Elenco: Morgan Freeman, Matt Damon, Tony Kgoroge

4. O Talentoso Mr. Ripley

Ripley levava uma vida solitária mas ambicionava muito mais do que isso. Certo dia, um homem muito rico oferece-lhe uma oportunidade extraordinária: viajar para Itália com o objectivo de convencer o seu filho Dickie a regressar para os E.U.A. O encontro com Dickie e sua esposa marca o início duma relação estranha e perigosa que vai transformar para sempre as suas vidas…

Realização: Anthony Minghella
Elenco: Matt Damon, Jude Law, Gwyneth Paltrow

3. Saga Bourne
(Identidade Misteriosa ; Supremacia ; Ultimato ; Jason Bourne)

Um homem amnésico é resgatado em alto mar por um barco de pesca. Quase morto e sem qualquer memória sobre o seu passado, apenas com o número de uma conta de um banco suiço implantado no seu corpo, tenta desesperadamente descobrir quem é e porque o tentam matar.

Realização: Doug Liman (Identidade Desconhecida) ; Paul Greengrass (Supremacia ; Ultimato ; Jason Bourne)
Elenco: Matt Damon, Julia Stiles, Franka Potente

2. O Bom Rebelde

Will Hunting tem apenas 20 anos. Como os seus amigos realiza trabalhos mal pagos e tem alguns problemas com a lei. Nunca esteve na Universidade, excepto para limpar os seus corredores. Consegue ditar referências históricas graças à sua memória fotográfica, e resolver quase instantaneamente problemas matemáticos que frustraram professores que ganharam o Prémio Nobel. A única coisa que este rebelde rapaz não pode, depois do seu mais recente conflito num bar, é regressar à prisão. A sua única esperança é Sean McGuire, um professor da Universidade e terapeuta que admira as suas lutas emocionais e que conta com um grande entendimento de como há de lutar contra as dificuldades da vida e seguir em frente.

Realização: Gus Van Sant
Elenco: Robin Williams, Matt Damon, Ben Affleck

1. Perdido em Marte

Durante uma missão tripulada a Marte, o Astronauta Mark Watney é dado como morto após uma tempestade e deixado para trás pela sua tripulação. Mas Watney sobreviveu e encontra-se preso e só num planeta hostil. Com escassos mantimentos, ele terá que contar com a sua criatividade, inteligência e espírito de sobrevivência para encontrar uma maneira de enviar para a Terra um sinal de que está vivo. A milhões de quilómetros de distância, a NASA e uma equipa de cientistas internacionais trabalham incansavelmente para trazer Watney de volta, enquanto, simultaneamente os seus colegas de tripulação planeam uma ousada – se não impossível – missão de resgate. Com a revelação destas histórias de incrível coragem, o mundo une-se por uma causa – o seguro regresso de Watney.

Realização: Ridley Scott
Elenco: Matt Damon, Jessica Chastain, Jeff Daniels