As receitas no cinema em Portugal voltaram a bater novos recordes em 2016. Segundo o Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), os portugueses compraram mais de 14,6 milhões de bilhetes no ano passado, algo que, de acordo com as contas, resulta num investimento de 75,1 milhões de euros.

O ano de 2015 registou uma subida significativa no número de espectadores (14,5 milhões), resultando numa receita total de 74,9 milhões de euros. Contudo, de acordo com o Público, 2016 resultou em cerca de 75,1 milhões de euros em receitas e 14,6 milhões de bilhetes vendidos, o que regista uma ligeira subida em relação ao ano anterior.

Curiosamente, o ano de 2014 é recordado como o pior ano dos últimos 11 que lhe antecederam. As vendas rondaram os 12 milhões de bilhetes e uma perda de cerca de 400 mil espectadores.

Nesse ano, as preferências dos portugueses ficaram-se muito por The Hunger Games: A Revolta – Parte 1“, “Lucy“, “Os Pinguins de Madagáscar“, “O Hobbit: A Batalha dos Cinco ExércitoseRio 2. A tendência decadente da popularidade do cinema em portugal viria a sofrer uma mutação positiva no ano seguinte.

No que toca às preferências dos portugueses em 2016, entre os filmes mais vistos do ano passado estão: A Vida Secreta dos nossos Bichos“, “Esquadrão Suicida“, “À Procura de Dory“, “Deadpool“, “O Renascido“, “Monstros Fantásticos e Onde Encontrá-los“, “Batman Vs. Super-Homem: O Despertar da Justiça“, “A Idade do Gelo: O Big Bang eAngry Birds: O Filme“.

O filme português mais popular do ano de 2016 foi o remake de A Canção de Lisboaconsiderado como o filme lusitano mais visto nos últimos 40 anos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui