Cinema Destaques Matérias Especiais

Prop-ology – A Snitch Dourada (saga Harry Potter)

Redacção
  • Novembro 25, 2018
  • 2 min read

As adaptações ao cinema dos livros de Harry Potter permitiram a milhões de pessoas entrarem num mundo mágico e único, onde em cada canto podem ser encontrados pequenos pedaços de magia. Um deles é a snitch dourada.

Um dos grandes desafios de adaptar livros famosos à grande tela é o facto de cada fã dos livros ter a sua própria ideia sobre o aspecto do mundo criado pelo escritor. Ao criar algo, como uma prop de grande destaque, há portanto uma enorme pressão para agradar os fãs da saga. A snitch dourada não é, decerto, exceção.

Vê também: Prop-ology – O Anel de Sauron (O Senhor dos Anéis)

As props da snitch dourada em si foram feitas em cobre através de galvanoplastia, um processo que funciona através da aplicação de revestimentos metálicos a superfícies metálicas ou condutoras através de processos electroquímicos. No fim, as props foram revestidas a ouro.

snitch
Stuart Craig, designer da produção diz:
Tal como muitas outras coisas no mundo do [Harry] Potter, o conceito está todo no texto original, nas descrições de J.K. Rowling. Ela diz que a snitch é do tamanho de uma noz. Uma bola de golfe é usada para praticar. Tem asas prateadas esvoaçantes, que devem ficar completamente escondidas quando em descanso para ter um tamano pequeno. Gert Stevens foi o artista conceptual que fez a ilustração final. A equipa de Pierre Bohanna foi quem a fez… uma realmente delicada peça de engenharia mecânica. As asas eram arrumadas em canais através da superfície, aparentando ser decorações, mas secretamente escondendo as asas.
Assim se criou um pequeno pedaço de verdadeira magia. Com tantas caras bonitas à frente das câmaras é fácil esquecer a quantidade de talentosos artistas que trabalham por detrás delas.
Redacção
About Author

Redacção

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *