San Sebastian | Portugueses distinguidos na 65ª edição do Festival

SPELL REEL

Três filmes portugueses foram a concurso e um filme co-produzido por Paulo Branco ganhou Prémio do Júri.

Decorreu entre os dias 22 e 30 de Setembro a 65ª edição do San Sebastian Internacional Film Festival, onde o grande vencedor do festival a receber a Concha de Ouro foi “The Disaster Artist” de James Franco — uma comédia em jeito biográfico sobre o cineasta Tommy Wiseau.

The Captain
The Captain. Robert Schwentke. 2017

O Júri, presidido pelo actor John Malkovich, atribuiu o Prémio do Júri para Melhor Fotografia ao filme “The Captain”. O filme foi realizado por Robert Schwentke, distinguindo assim o trabalho de Florian Ballhaus. Uma co-produção entre a Alfama Films de Paulo Branco (França), a Filmgalerie 451 (Alemanha) e a Opus Film (Polónia), foi um dos filmes mais aclamados em todo o Festival. Estreará em Portugal em Março de 2018.

Três filmes portugueses participaram nesta edição do Festival. Nomeadamente a curta-metragem “De Madrugada” de Inês Lima Torres — que integrou a competição do Encontro Internacional de Cinema de Estudantes —, a curta-metragem “Flores” de Jorge Jácome e o filme “Spell Reel” da artista e realizadora Filipa César — que foram a concurso para o prémio Zabaltegi Tabakalera. Este último recebeu uma Menção Honrosa nessa mesma secção. “Spell Reel” é um documentário experimental, que serve também de tributo, que contém uma série de imagens revolucionárias sobre a guerra de independência da Guiné-Bissau de Portugal, nos anos 60 e 70.

Zabaltegi Tabakalera é um dos prémios mais competitivos de todo o Festival, onde não existem quaisquer regras, limites de tempo ou de género, procurando encontrar novos pontos de vista e de formatos que revolucionem o conceito de “filme”.

Subscreve a nossa Newsletter

Subscreve a nossa newsletter e fica a par de tudo o que se passa no mundo do cinema e televisão.

Informações:

O que achaste? Segue-nos @cinema_planet no Instagram ou no @cinemaplanetpt Twitter.

Tags :
Partilhar:
Publicações Relacionadas:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *