James e Dave Franco vão juntar-se à USA Network para produzir um episódio piloto para uma série baseada no livro Masters of Doom: How Two Guys Created an Empire and Transformed Pop Culture, sobre as origens e criação do popular videojogo Doom.

O livro é da autoria de  David Kushner e fala sobre a história real da amizade que se transformou em rivalidade entre John Carmack e John Romero, nos anos 90, enquanto criavam uma das mais aclamadas sagas dos videojogos de sempre.

O jogo original de Doom foi um sucesso enorme e pioneiro no género dos first-person shooters, com impressionantes gráficos 3D, violência e jogabilidade envolvente, e deu origem a inúmeras sequelas, expansões e spinoffs.

Franco

Originalmente lançada para PC, a sua saga já dura há 25 anos e continua sólida no mercado, tendo nos anos mais recentes sido alvo de novo interesse e popularidade devido ao sucesso do reboot de 2016 Doom Eternal. Em 1997, o código original do jogo foi tornado público e mesmo durante esse período descendente na sua popularidade, os fãs continuaram a trabalhar em alterações ao jogo.

Um novo filme baseado nos jogos, “Doom: Annihilation”, está previsto ter estreia direta no mercado digital no outono deste ano, não esquecendo que já em 2005 um outro título estreou com Dwayne “The Rock” Johnson, na altura menos conhecido, como protagonista.

Vê também: A adaptação do videojogo “Uncharted” já tem realizador

Os irmãos Franco vão ser os produtores executivos da futura série, juntamente com Tom Bissell (que será também argumentista) e o episódio piloto tem o objetivo de lançar uma nova série antológica que se focará em momentos de viragem na indústria dos videojogos.

“Masters of Doom” terá na produção executiva ainda nomes como Ellen Goldsmith-Vein, Eric Robinson, D.J. Goldberg e Jeremy Bell do The Gotham Group, Vince Jolivette e Elizabeth Haggard de Ramona Films.

Tom Bissell, para além de autor de livros sobre jogos de vídeo, também trabalhou na escrita de argumentos em sagas relacionadas com esse mundo, como  Uncharted: The Lost Legacy e Battlefield.

Se o piloto for bem sucedido, a primeira temporada será baseada inteiramente em Doom, os seus criadores e o fenómeno a que deram origem e está igualmente relacionado com a tendência da USA Network para a produção de antologias na sua programação.