Com um emblema de honra da Seleção Oficial do Festival de Cannes, Steve McQueen dedica a série antológica “Small Axe” a George Floyd.

 A série “Small Axe” é um projeto televisivo produzido pelo canal britânico BBC e escrito e realizado por Steve McQueen (“12 Anos Escravo”, “Vergonha”). Esta série, cuja produção terá começado em 2019 é na verdade um projeto de cinco longas metragens. Estas são intituladas de “Mangrove”, “Lovers Rock”, “Alex Wheatle”, “Education” e “Red, White and Blue”.

 De acordo com a sinopse oficial da BBC, “Small Axe” conta: “As histórias pessoais da comunidade do bairro West India em Londres nos anos ’60 a ’80”. O título deriva de um provérbio africano que dita: “Se és uma árvore grande, nós somos um machado pequeno”. O provérbio tornou-se famoso após o lançamento da música “Burnin” de 1973 de Bob Marley.

 Esta tarde tivemos o anúncio que dois dos filmes pertencentes à série estariam presentes no catálogo do Festival de Cannes para 2020. Os escolhidos eram os filmes “Lovers Rock” (com 1h08min de duração) e “Mangrove” (com 2h04min de duração). “Small Axe” marca a volta de Steve McQueen ao papel de realizador desde o seu último filme “Viúvas” em 2018. A série também marca o seu regresso ao Festival de Cannes, cuja última entrada foi a sua primeira longa-metragem “Fome” em 2008.

 Face ao clima geral no mundo após a morte de George Floyd, McQueen decidiu dedicar esta série a Floyd e todas as vitimas de ataques racistas.

Eu dedico estes filmes a George Floyd e a todas as pessoas negras que foram mortas, nos Estados Unidos, no Reino Unido, e por todo o mundo.

 Ainda sem data de estreia exata, “Small Axe” está prevista para o final deste ano nas plataformas BBC Player no Reino Unido e Amazon Prime nos Estados Unidos.