CinemaDestaquesNotícias de CinemaSessões de cinema inclusivas chegarão em abril a Portugal

Famílias com crianças pequenas e pessoas com condição do espectro autista, deficiências sensoriais, intelectuais ou défice de atenção irão ter sessões de cinema dedicadas. As sessões, chamadas “Sessões Descontraídas”, são caracterizadas por terem diferenças na luz, som e projecção, em relação às sessões comuns. Segundo os promotores, o objectivo é criar uma “atmosfera mais descontraída destinada a reduzir níveis de ansiedade e a permitir uma experiência mais agradável.” A iniciativa vem da colaboração entre a...
Pedro Cruz Pedro CruzMar 31, 20184 min

Famílias com crianças pequenas e pessoas com condição do espectro autista, deficiências sensoriais, intelectuais ou défice de atenção irão ter sessões de cinema dedicadas.

As sessões, chamadas “Sessões Descontraídas”, são caracterizadas por terem diferenças na luz, som e projecção, em relação às sessões comuns. Segundo os promotores, o objectivo é criar uma “atmosfera mais descontraída destinada a reduzir níveis de ansiedade e a permitir uma experiência mais agradável.”

A iniciativa vem da colaboração entre a NOS Cinemas e as associações Vencer Autismo e Acesso Cultura. Maria Vlachou, directora executiva desta última disse que:

Existem muitas pessoas que não vão ao cinema porque receiam incomodar os outros, ou porque não se sentem confortáveis numa sala completamente às escuras, ou com o som muito alto. Estamos neste projeto a aproximá-los da magia da sétima arte tal como qualquer outra pessoa. Num ambiente inclusivo, na companhia dos seus familiares e amigos.

Cinema

Vê também: “Os Tommyknockers” de Stephen King será adaptado ao grande ecrã

Pode-se assim entender que algumas das medidas serão reduzir o volume e manter a sala com alguma iluminação. Algo que provavelmente tornará a experiência audiovisual mais saudável para toda a audiência.

A experiência, que já está implementada de forma recorrente noutros países, irá ter lugar nos cinemas NOS Colombo e NOS NorteShopping, às 11h de domingo durante o mês de abril.

A programação será a seguinte:

  • 8 de abril: “Gnomeo & Juliet: Sherlock Gnomes”
  • 15 de abril: “Peter Rabbit”
  • 22 de abril: “Paddington 2”
  • 29 de abril: “Gangue do Parque 2”
Pedro Cruz

Pedro Cruz

Amante de tudo o que afaste o tédio, incluindo cinema, TV, desenho, trabalhos manuais, leitura e escrita. Mestrado em Eng. Electrotécnica e de Computadores e proficiente na arte da procrastinação.