Cinema Destaques Figueiró dos Vinhos Shortcutz

Shortcutz Figueiró dos Vinhos, uma aposta de sucesso

Redacção
  • Janeiro 5, 2017
  • 3 min read
Shortcutz Figueiró dos Vinhos, uma aposta de sucesso

Seguindo o exemplo de Lisboa, Porto, Faro, Viseu, Vila Real, Funchal, Guimarães, Berlim e Amesterdão, Figueiró dos Vinhos aderiu à rede Shortcutz: movimento internacional de curtas-metragens.

A 3 de junho de 2016, por iniciativa de Bernardo Paiva, José Godinho e Rafael Almeida, Figueiró dos Vinhos tornou-se na primeira vila Shortcutz do mundo, com sessões quinzenais, à sexta-feira, pelas 22h, na Sala Pimenta Nunes da Casa da Cultura.

Após 12 eventos, com 20 filmes em competição, totalizando mais de 500 espectadores, o Shortcutz Figueiró dos Vinhos tem-se revelado uma aposta de sucesso. A cada duas semanas, o público tem a oportunidade de assistir a cinema português de qualidade, ao qual seria muito difícil aceder de outra forma, uma vez que as curtas em questão, apenas se encontram em exibição em festivais de cinema. Figueiró dos Vinhos revela-se assim como um marco nacional e mundial na divulgação do cinema curto.

Em cada sessão são exibidas no mínimo três curtas-metragens, preferencialmente apresentadas por membros das suas equipas de criação e produção. Pelo menos uma das curtas é convidada (nacional ou internacional) e duas fazem parte da competição para a melhor curta da sessão. No final de cada sessão, o júri analisa as curtas que estiveram em competição e escolhe a curta vencedora, que compete posteriormente para melhor curta do mês. No final de cada temporada, o júri escolhe os vencedores do ano, para as mais diversas categorias.

shortcutz-figueiro-dos-vinhosO júri da primeira temporada do Shortcutz Figueiró dos Vinhos é composto pela produtora Ana Clara Saragoça, a diretora de arte Beatriz Realista, o realizador Bruno Carnide, a diretora de som Daniela Jesus, o diretor de fotografia Fernando Cabral, a blogger Inês Moreira Santos, o montador José António Lucas, o músico Miguel Rijo, o ator Salvador Nery, o argumentista Tiago Primitivo e o cinéfilo José Manuel Batista Silva.

Durante o ano de 2016, o Shortcutz Figueiró dos Vinhos contou com a presença de diversas individualidades do panorama cinematográfico português, nomeadamente o argumentista e realizador Tiago R. Santos, o argumentista João Santos, o produtor Ricardo Sacramento, os realizadores Liliana Gonçalves, Bruno Carnide, Bernardo Lopes, Gonçalo Nobre de Almeida, João Niza Ribeiro, Bernardo Gomes de Almeida, João P. Nunes, Belmiro Ribeiro, Jerónimo Rocha, Vicente Niró, Frederico Ferreira, Sara Eustáquio e João Sanchez, os atores Salvador Nery e Mia Tomé, a produtora e atriz Helena Canhoto e o designer de moda Tiago Barreiros.

O Shortcutz Figueiró dos Vinhos veio para ficar. As sessões em 2017 irão começar a 6 de janeiro, ocorrendo de duas em duas semanas, até ao final do mês de maio, concluindo-se a primeira temporada competitiva. No verão, será organizada uma grande gala de encerramento e entrega de prémios, um evento que se espera grandioso, com todos os intervenientes da primeira temporada presentes.

As inscrições continuam abertas!
Envia a tua curta para [email protected]!

Redacção
About Author

Redacção

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *