Shrek 2: O Grande Sucesso 20 Anos Depois

Shrek e Fiona a dançar em Shrek 2
© DreamWorks
Tabela de Conteúdo

Shrek 2 está a comemorar o seu 20º aniversário este ano – uma maneira de nos fazer sentir todos velhos – e para comemorar a ocasião, a DreamWorks relançou o filme nos cinemas neste fim de semana nos Estados Unidos. O sucesso do filme continua a torná-lo o filme de maior bilheteria da DreamWorks, amado pelos millennials. Descubra como este clássico da animação continua a encantar o público, gerando números saudáveis nas bilheterias e superando até mesmo filmes recentes do Disney+.

Shrek 2, clássico dos millennials, celebra 20 anos com reestreia nos cinemas, superando filmes recentes do Disney+. Descubra o sucesso global da franquia e seu legado duradouro.

Resumo com Marcadores:

  • 20º aniversário de Shrek 2
  • Reestreia nos cinemas com sucesso
  • Comparação com filmes do Disney+
  • Legado da franquia Shrek

O Sucesso de Shrek 2: 20 Anos Depois

Shrek 2, o favorito dos millennials, está agora a completar duas décadas desde o seu lançamento. Para marcar este momento especial, a DreamWorks decidiu relançar o filme nos cinemas. E parece que a aposta deles valeu a pena, com o filme de animação a entregar números impressionantes nas bilheteiras dos cinemas. Originalmente lançado em 2004, Shrek 2 está entre os filmes de animação mais bem-sucedidos de todos os tempos, tendo arrecadado mais de $440 milhões apenas nos Estados Unidos e quase $950 milhões em todo o mundo em sua corrida original.

O Retorno Triunfante nos Cinemas

Durante este fim de semana, o filme foi relançado em mais de 1.500 cinemas nos Estados Unidos, arrecadando $1,3 milhões com uma média por cinema de quase $900. Shrek 2 ficou no top 10 das bilheterias domésticas, apenas algumas posições atrás do lançamento da DreamWorks, Kung Fu Panda 4. Com isso, a arrecadação global do filme agora chega a $936 milhões.

O valor arrecadado pelo relançamento de Shrek 2 em apenas três dias é maior do que a receita total gerada por Luca, Turning Red e Soul em suas estreias recentes nos cinemas. Os três filmes foram lançados diretamente no serviço de streaming Disney+ durante a pandemia e arrecadaram um pouco mais de $1 milhão cada em suas corridas nos cinemas nos últimos meses.

Legado Duradouro de Shrek 2

Dirigido por Andrew Adamson, Kelly Asbury e Conrad Vernon, Shrek 2 apresentou Mike Myers como o Ogre titular e Eddie Murphy como Burro. Na época do seu lançamento, o filme teve a segunda maior abertura doméstica de todos os tempos, atrás apenas de Homem-Aranha. Shrek 2 encerrou a sua corrida como o filme de maior bilheteira do ano em todo o mundo e o maior filme da história da DreamWorks Animation – uma honra que ele mantém até hoje. Curiosamente, competiu pela Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes, que é apenas um aspecto do legado colorido do filme.

Shrek 2 também foi indicado ao Oscar de Melhor Filme de Animação, mas perdeu para The Incredibles.

Ver também: Shrek 5 tudo o que sabemos sobre o novo filme da franquia

A Franquia ‘Shrek’ e seu Sucesso Global

A franquia Shrek continua a ser a joia da coroa da DreamWorks, tendo gerado mais de $4 bilhões em todo o mundo. O primeiro filme, lançado em 2002, arrecadou $490 milhões globalmente, enquanto Shrek 3 gerou mais de $800 milhões em todo o mundo, e Shrek 4: Para Sempre arrecadou mais de $750 milhões em todo o mundo. Dois spin-offs, intitulados Gato das Botas e Gato das Botas: O Último Desejo, arrecadaram um total combinado de $1 bilhão em todo o mundo.

A série se baseia fortemente na narrativa de fantasia e também gerou short films, atrações de parques temáticos, jogos de vídeo e uma série na televisão. Produzido com um orçamento a rondar os $150 milhões, Shrek 2 mantém uma pontuação “fresca” de 89% no site agregador Rotten Tomatoes. O filme também conta com as vozes de Cameron Diaz, Antonio Banderas, Julie Andrews e John Cleese.

O que achaste? Segue-nos @cinema_planet no Instagram ou no @cinemaplanetpt Twitter.

Partilha este artigo:
Translate »