Em pouco tempo Prémios Sophia, Festa do Cinema Italiano e Monstra anunciam o adiamento dos seus eventos para nova data a confirmar.

A cerimónia de entrega dos Prémios Sophia da Academia Portuguesa de Cinema deveria tomar lugar a 22 de março, com “A Herdade”, “Variações”, “Diamantino” e “Vitalina Varela” nomeados a Melhor Filme. Ontem ao final do dia foi emitido o seguinte comunicado:

Atendendo à recente divulgação do Plano de Contingência e a informação fornecida pela Direção-Geral da Saúde (DGS), pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) e pelo Governo Português, cujo objectivo é minimizar o impacto de uma epidemia de COVID-19 em Portugal, a direção da Academia Portuguesa de Cinema decidiu adiar a celebração dos Prémios Sophia 2020 para data a anunciar.

Lamentando o incómodo causado a todos os convidados que já tinham confirmado presença no evento, trata-se de uma questão de responsabilidade social e saúde pública à qual não poderíamos ficar alheios.

Acompanharemos de perto o desenrolar dos acontecimentos, confiando que o Plano de Contingência terá um impacto positivo no controlo da situação, e que em breve possamos divulgar uma data definitiva para os Prémios Sophia 2020, a celebração anual do Cinema Português.

A Festa do Cinema Italiano anunciou a programação a 5 de Março, com “Pinóquio” de Matteo Garrone em grande destaque, uma homenagem a Federico Fellini e filmes como “No Centro do Labirinto” (com Toni Servillo e Dustin Hoffman), “Um Filho de Nome Erasmus” (filmado em Portugal) e “As Coisas Que Nos Fazem Felizes” (do realizador de “Em Busca da Felicidade”, com Will Smith). Mas menos de uma semana depois vê-se obrigada a adiar a 13ª edição que teria início a 1 de Abril. Em comunicado:

Na sequência da situação relacionada com o Coronavírus – COVID 19, a Festa do Cinema Italiano não irá realizar a sua 13ª edição, a partir de 1 de abril, como estava previsto – em Lisboa, Porto, Almada, Cascais, Setúbal, Penafiel, Alverca do Ribatejo, Coimbra, Viseu, Beja, Tomar, Évora, Caldas da Rainha e Loulé – sendo adiada para uma data a anunciar em breve.

Sendo um evento que recebe milhares de pessoas e devido ao aumento da gravidade da situação em Itália e em Portugal, a organização considera que não estão reunidas as condições para a sua realização e para o bem de todos.

A Il Sorpasso mostra ainda a sua solidariedade com os acontecimentos verificados em Itália, Portugal e no resto do mundo.

Por fim, também a Monstra – Festival de Animação de Lisboa, que teria lugar de 18 a 29 de Março, foi adiada para nova data a definir, segundo o comunicado:

Lamentavelmente, e como já foi anunciado que nos órgãos oficiais quer na Comunicação Social, os equipamentos municipais que estão na base do Festival MONSTRA estarão encerrados ao público até Abril. Sendo o 20º aniversário da MONSTRA, não queremos cancelar esta celebração da Animação mundial, mas infelizmente vamos ter de adiar para data e locais a anunciar. Fiquem atentos! Continuaremos a fazer tudo para vos trazer um grande festival.

Assim que houver novidades das novas datas dos festivais e eventos adiados, o Cinema Pla’net dará a notícia.