CinemaDestaquesStar WarsStar Wars Identities – Descobre quem és no Universo da Guerra Das Estrelas

Starwars Identities e muito mais do que uma exposicao, e uma exploracao sobre Identidade.
Maria Lima Maria LimaJul 25, 20176 min

Star Wars Identities e muito mais do que uma exposição, e uma exploração sobre Identidade.

Ter um fim-de-semana livre na agenda, que acreditem é coisa rara, fez-me pensar em que actividade puramente nerd poderia eu fazer em Londres.

Foi então que me lembrei que havia esta exposicão em North Greenwich, no pavilhão O2, e que em breve iria terminar (Setembro 2017). Não perdi tempo, Sabado pelas 8h30 da manhã já me encontrava no metro. 

As 11 da manhã lá estava eu na fila para entrar. Exposições grandes como estas funcionam com time-slots para não haver demasiada confusão e toda as pessoas poderem ter acesso as atividades e ver objectos de perto sem empurrões e etc.

A entrada dão uma pulseira e um aparelho para podermos ouvir comentários ao longo da exposicão. A pulseira, porem, tem um motivo bem interessante e talvez das actividades que mais gostei de fazer neste evento. Mas já irei falar disso.

Star Wars Identities e muito mais do uma simples exposicão de artefactos e memorabília dos filmes que amamos tanto, e um estudo sobre a identidade e o que nos forma como pessoas adultas ao mesmo tempo que explica, através de uma profunda analise sobre as duas personagens mais importantes da antologia, até agora, Anakin e Luke Skywalker. Com vídeos vamos conhecendo os dez componentes que nos torna quem nos somos :

– Especie
– Genes
– Família
– Educação
– Mentores
– Amigos
– Eventos
– Profissao
– Personalidade
– Valores

E em cada etapa, com a pulseira que nos dão a entrada, vamos criando a nossa própria “identidade” no universo Star Wars! Cada teste, questão, faz-nos pensar na forma em como nos próprios fomos educados e que impacto eventos, amigos e mentores tiveram no nosso percurso enquanto pessoas.

Foi emocionante ver certos fatos/roupas, e como droids, tais como R2D2 e BB8 são até bastante maiores comparando ao que vemos no ecrã. Ver sketchs das primeiras ideias para Darth Vader, uma escala de velocidades para naves e quais são mais rápidas que outras, saber curiosidades sobre o desenvolvimento de personagens e escolhas para certos desenhos.

Confesso que estar num local com tanta história da arrepios a quem, como eu, cresceu com estes filmes e personagens, mas também a quem só agora descobriu esta antologia e se apaixonou pela historia (e drama!) da família Skywalker. Se tu, tal como nos, vives esta Space Opera, então esta e uma exposição para ti!

Dá um saltinho a Londres e vem descobrir que força te transforma!

Maria Lima

Maria Lima

M.J.Lima nasceu no Porto onde estudou Teatro Contemporâneo e Dança. Depois de quase 10 anos no mundo do espetáculo decidiu ir viver para Londres onde trabalha como escritora de Banda Desenhada e jornalista de Entretenimento.