5 longos anos de espera e o responsável por “Gravidade” voltará ao destaque com aquele que é o seu projeto mais pessoal (até hoje). Agora, adaptando-se e modernizando-se.

“Roma” é o mais recente trabalho do guionista e realizador mexicano Alfonso Curaón, Ele é o responsável por obras contemporâneas altamente aclamadas do Cinema como “E a Tua Mãe Também”, “Os Filhos do Homem” e “Gravidade”. Esta última rendeu-lhe os Óscares de Melhor Realizador e Melhor Edição.

Publicidade
Roma
Alfonso Cuarón recebendo o Óscar de Melhor Realização, em 2014

O drama acompanha Cleo, uma jovem trabalhadora doméstica responsável por uma família de classe média residente no bairro de Roma, na Cidade do México, a cidade natal do próprio realizador, aliás. Cuarón baseou-se na sua própria infância para compor a premissa, comprometendo-se a homenagear as mulheres que o criaram e a retratar emocionalmente a luta doméstica e hierárquica de um país perturbado pela instabilidade política vivida nos Anos 70. O elenco é composto maioritariamente atores estreantes e relativamente desconhecidos.

Roma
Yalitza Aparicio em “Roma”

O filme, como todas as outras ofertas da Netflix, foi excluído do Festival de Cannes deste ano. Isto aconteceu depois de toda a controvérsia que envolvia a organização de Cannes e o serviço de streaming americano. Controvérsia sobre a qual podes ler aqui. No entanto, será ainda exibido este verão. Será no Festival de Veneza, que ocorrerá de 29 de agosto a 8 de setembro. O lançamento mundial de ”Roma”, dar-se-à assim na Netflix, no final do ano, no dia 14 de dezembro.