De semana para semana “The Walking Dead” tem perdido audiências. A meio da 7ª temporada, rumores de um possível cancelamento começam a ganhar força. 

CALMA. As audiências de “The Walking Dead” já estiveram com valores mais baixos em plena 3ª temporada. E temos agora mais cinco temporadas. Uma simples descida no valor dos ratings não equivale automaticamente a um cancelamento da série. Apesar de não significar forçosamente o fim da maior série da AMC, a descida nas audiências salta à vista e levanta algumas questões.

Publicidade

Que razões provocam um cair tão grande nas audiências de uma das séries mais vistas do mundo? 

ratings-twd
Gráfico com o histórico de audiências de ” The Walking Dead”, retirado de Wikipedia.

Ver Também: INSIDE | 15 Curiosidades de The Walking Dead

Alerta Spoiler da 7ª temporada a partir deste ponto.

Em primeiro lugar podemos apontar a sangrenta premiere da 7ª temporada. Muitos fãs ‘abandonaram’ a série depois do episódio que terminou a jornada de uma das personagens originais (da primeira temporada) -Glenn- conjuntamente com Abraham, pela ‘mão’ de Negan. Outros consideraram o episódio demasiado gráfico e violento.

Em segundo lugar, e este argumento arrasta-se pelas temporadas, o facto de se poder estar três episódios sem ver certas personagens afasta visualizadores. Isto acontece sempre que o grupo se separa. Adicionem personagens novas com tempo de antena e o interesse nos episódios diminui a pique, para alguns.

Está em perigo a continuidade de “The Walking Dead”? Não.

Façamos uma comparação com o spinoff. “Fear the Walking Dead” teve sempre ratings baixíssimos em relação à série original, e já vai na segunda temporada.

Os próximos episódios serão, em princípio, centrados no grupo todo (ou quase todo), atraindo pessoas que poderão ter ‘saltado’ episódios sem os seus favoritos. Se olharmos para outras temporadas, este é um padrão recorrente. Vários episódios que alternam entre personagens ou grupos de personagens que de alguma forma preparam os episódios com o grupo todo.

Se mesmo assim os ratings não melhorarem, talvez seja razão para uma mudança criativa. Até lá, fãs de TWD, respirem.