Cinema Destaques Lista de Filmes Matérias Especiais

TOP 5 | Os melhores papéis da carreira de Cate Blanchett

Miguel Revel
  • Novembro 4, 2017
  • 4 min read
TOP 5 | Os melhores papéis da carreira de Cate Blanchett

De Galadriel na trilogia “Senhor dos Anéis” a Hela em “Thor: Ragnarok” a versatilidade de Cate Blanchett reflete-se nos seus melhores papéis.

I’m Not There – Não Estou Aí

Uma viagem pouco convencional à vida e aos tempos de Bob Dylan. Seis actores interpretam o papel de Dylan, como uma série de personagens em mutação – do público ao privado, passando pelo fantasioso – tecendo no seu conjunto um retrato rico e colorido deste sempre esquivo ícone americano. Poeta, profeta, fora-da-lei, falso, estrela eléctrica, mártir do rock’n’roll, Cristão Novo – sete identidades cruzadas, sete órgãos a alimentar a história de uma vida, tão densa e vibrante como a era que a inspirou.

Personagem: Jude
Realização: Todd Haynes | I’m Not There (2007)
Elenco: Christian Bale, Heath Ledger, Richard Gere, Cate Blanchett

Carol

Em Nova Iorque, no início da década de 1950, Therese Belivet trabalha numa loja em Manhattan e sonha com uma vida mais gratificante quando conhece Carol Aird, uma mulher sedutora presa a um casamento fracassado. Uma ligação surge entre ambas, levando a que a inocência do primeiro encontro dê lugar a uma relação profunda. Quando o envolvimento de Carol com Therese se torna público, o marido de Carol, Harge Aird retalia, pondo em causa a sua competência como mãe. Com Carol e Therese a fazerem-se à estrada, deixando para trás as suas respectivas vidas, um confronto vai colocar à prova as convicções de cada mulher sobre si mesma e o compromisso para com a outra.

Personagem: Carol Aird
Realização: Todd Haynes | Carol (2015)
Elenco: Cate Blanchett, Rooney Mara, Sarah Paulson, Kyle Chandler

O Aviador

A vida de Howard Hughes, o multi-milionário americano da indústria aeronáutica e do cinema, que teve uma vida que captou as atenções de todo o mundo, para o que muito contribuiram os seus relacionamentos com duas das maiores estrelas de Hollywood: Ava Gardner e Katharine Hepburn.

Personagem: Katharine Hepburn
Realização: Martin Scorsese | The Aviator (2004)
Elenco: Leonardo DiCaprio, Cate Blanchett, Kate Beckinsale, John C. Reilly

Elizabeth

Inglaterra 1554. Sob o reinado da rainha católica Mary I, o país ficou arruinado e devassado pelas lutas religiosas, na sua tentativa de impôr o catolicismo. Bem contra a vontade de Mary I, sucede-lhe por morte a sua meia-irmã Elizabeth Tudor, que aquela tentara condenar por traição, filha de Henrique VIII e de Ana Bolena. Elizabeth restabelece o protestantismo e o Papa excomunga-a o que abre as portas à inimizade da França e de Espanha. Aconselhada a um casamento de conveniência para obter uma aliança que lhe permita manter a coroa, Elizabeth sabe que tem que agir com firmeza, se não quiser sucumbir à Europa e à nobreza católica de Inglaterra.

Personagem: Elizabeth I
Realização: Shekhar Kapur | Elizabeth (1998)
Elenco: Cate Blanchett, Geoffrey Rush, Christopher Eccleston, Richard Attenborough

Blue Jasmine

Depois de tudo na sua vida se ter desmoronado, incluindo o casamento com Hal, um rico homem de negócios, a elegante Jasmine, uma mulher habituada à vida social de Nova Iorque, muda-se para o modesto apartamento da irmã Ginger, em São Francisco, para se tentar recompor de novo. Jasmine chega a São Francisco num estado mental frágil, a sua cabeça num rolo, devido ao cocktail de anti-depressivos que anda a tomar. Apesar de ainda conseguir projectar a sua postura aristocrática, Jasmine está mentalmente débil e falta-lhe qualquer capacidade prática de cuidar de si própria.

Personagem: Jasmine
Realização: Woody Allen | Blue Jasmine (2013)
Elenco: Cate Blanchett, Alec Baldwin, Bobby Cannavale, Louis C.K.

Miguel Revel
About Author

Miguel Revel

Apaixonado por cinema desde criança, dos clássicos modernos de Nolan e Fincher às obras intemporais de Hitchcock e Welles. Licenciado em Ciências da Comunicação na Universidade Nova de Lisboa. Colaborador do Cinema Pla'net desde Agosto de 2015.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *