O filme da Disney/Pixar “Toy Story 4” estreou-se com números recorde no fim de semana de abertura um pouco por todo o mundo, mas a China foi exceção, onde a estreia do clássico japonês com quase 20 anos, “A Viagem de Chihiro”, dos Estúdios Ghibli, o destronou.

Publicidade

“Toy Story 4” fez história por todo o mundo ao conseguir atingir um terceiro melhor dia de estreia para uma longa metragem de animação, incluindo nos Estados Unidos, com 118 milhões de dólares em receitas de bilheteira, Reino Unido, México e Argentina. Fica assim atrás de “The Incredibles 2: Os Super-Heróis” (182 milhões de dólares), “À Procura de Dory” (135 milhões) e “Shrek o Terceiro” (121 milhões).

Na China, contudo, ficou em segundo lugar, tendo conseguido apenas 13.2 milhões em receitas, de acordo com os dados avançados pela empresa asiática de consultoria na área do cinema Artisan Gateway. As críticas na imprensa chinesa foram muito positivas, mas o público quis aproveitar o facto de o clássico da animação japonesa estar a ser exibido pela primeira vez no país, quando no resto do mundo estreou em 2002.

Vê também: “Monstros E Companhia” – Série a caminho da Disney+

Uma versão digitalmente remasterizada de “O Meu Vizinho Totoro”, de 1988, já havia conseguido cerca de 25 milhões de dólares em receitas de bilheteira quando estreou nos cinemas chineses em dezembro do ano passado.

Apesar dos resultados obtidos na China, “Toy Story 4” está a ser um sucesso na América do Norte e a Disney cada vez mais se destaca da competição, sendo responsável por 4 das mais bem sucedidas estreias deste ano: “Vingadores: Endgame” (357 milhões de dólares), “Captain Marvel (Capitão Marvel)” (157 milhões) e”Aladdin” (91 milhões), para além de “Toy Story 4”.

Os números acima dos 100 milhões para “Toy Story 4”, contudo, não são encarados como uma vitória para a Disney, já que esteve abaixo das expectativas dos estúdio. É a melhor estreia da saga, mas apenas conseguiu mais 8 milhões que a estreia de “Toy Story 3”, por exemplo.

Segundo as estimativas da Disney, o resultado de 118 milhões deveria ter sido de 140 à medida que se aproximasse o fim de semana passado, e apesar de tanto o público como a crítica serem unânimes nos elogios ao filme, o estúdio considera tratar-se de um desempenho abaixo do esperado. A estes valores, juntam-se ainda os resultados internacionais, onde “Toy Story 4” arrecadou mais 120 milhões de dólares, num total de 238 milhões de dólares.