Não gostas de saber que aquele filme espetacular que acabaste de ver é, na verdade, baseado em factos verídicos? Confere aqui alguns desses filmes.

Se há alguma coisa que pessoalmente me faz gostar ainda mais de um filme que acabei de ver, é saber que ele é baseado em acontecimentos que se passaram na vida real. Além de mexer connosco mil e uma vezes mais, pode inspirar-nos a sermos mais corajosos e a enfrentar as nossas fraquezas no nosso quotidiano.

Fica aqui uma lista de alguns dos filmes de que mais gosto e que são baseados em eventos reais.

10. O Último Imperador (1987)

Este filme fala-nos sobre a dramática história de Pu Yi (John Lone), o último Imperador da China, que foi declarado imperador com apenas três anos de idade. A grande maioria do filme mostra como foi o seu reinado na Cidade Proibida até ser deposto pelo governo revolucionário. No entanto, o filme começa no momento em que é devolvido à China como prisioneiro político em 1950, uma vez que esteve aprisionado pelos soviéticos. Um filme fenomenal, realizado por Bernardo Bertolucci, a não perder.

9. Tudo Bons Rapazes (1990)

Neste filme, acompanhamos a vida de Henry Hill (Ray Liotta), um norte-americano meio italiano, meio irlandês, que desde a sua infância sonhava em fazer parte de um gangue. O que é certo é que aos 11 anos, protegido por James “Jimmy” Conway (Roberto De Niro) consegue realizar o seu sonho, entrando para a Máfia. Assistimos a um retrato extremamente violento da organização, onde vemos um jovem Henry, muito ambicioso, a envolver-se em várias práticas suspeitas e fraudulentas.

8. A Lista de Schindler (1997)

A Lista de Schindler conta a história do alemão Oskar Schindler (Liam Neeson), um simpático homem, membro do partido nazi. No entanto, o genocídio a que assistia por parte do partido de que fazia parte nada tinha a ver com os seus valores nem com aquilo em que ele acreditava. Através de alguns esquemas que arranjou, este homem conseguiu salvar a vida de 1200 judeus durante o Holocausto.

7. Vida Interrompida (1999)

Susanna Kaysen (Winona Ryder) é uma jovem rapariga que não vive a vida como uma rapariga normal da sua idade. Após uma tentativa de suicídio e uma conversa com um psiquiatra, ela é enviada para um hospital psiquiátrico só para mulheres, onde viveu os 2 anos seguintes. Aí ela conhece um novo mundo. Conhece outras jovens transtornadas e com problemas sérios e entre elas está Lisa (Angelina Jolie), uma bonita e charmosa rapariga, mas com problemas psíquicos graves. Ela organiza uma fuga com Susanna e outras raparigas lá internadas, com o intuito de retomarem as suas vidas.

6. O Pianista (2002)

Wladyslaw Szpilman (Adrien Brody) era um simples pianista que tocava algumas músicas numa rádio de Varsóvia. No entanto, com o início da 2.ª Guerra Mundial, tudo muda do dia para a noite. Os nazis começam a implementar restrições aos judeus polacos, e à medida que o tempo passa, os alemães constroem muros para fechar os judeus em algumas áreas. Este filme acompanha de uma forma dura e intensa a perseguição da família de Szpilman que eventualmente levou à sua captura para os campos de concentração. Wladyslaw consegue escapar e refugia-se em prédios destruídos e abandonados espalhados pela cidade de forma a garantir a sua sobrevivência, até que a guerra acabe.

5. Apanha-me Se Puderes (2002)

Este filme realizado por Steven Spielberg relata a história de um agente do FBI (Tom Hanks) que anda atrás de um jovem criminoso chamado Frank (Leonardo DiCaprio). Frank era um impostor que conseguiu arrecadar quantias exorbitantes de dinheiro com cheques fraudulentos, fazendo-se passar, com sucesso, pelas mais diversas personagens (piloto aéreo, um médico, um advogado e um professor de história). Uma inacreditável história de um homem que enganou meio mundo.

4. Radio (2003)

Realizado por Michael Tollin, “Radio” conta-nos a história Harold Jones (Ed Harris), um treinador de futebol americano de uma equipa local que certo dia conhece um jovem com um pequeno atraso que deambulava pelo campo de treino, James Robert Kennedy (Cuba Gooding Jr.). No entanto, como o jovem não falava, Jones não sabia o nome dele e aparentemente ninguém na cidade sabia. Jones gosta do rapaz e preocupa-se com ele, pelo que o coloca sob sua proteção, além de lhe dar um trabalho como ajudante. Como ainda não sabia o nome dele, passou-lhe a chamá-lo de Radio, uma vez que ele era obcecado por rádios.

3. O Exorcismo de Emily Rose (2005)

Emily Rose (Jennifer Carpenter) é uma jovem estudante dedicada e uma católica praticante. Certo dia, no seu quarto, ela tem uma alucinação assustadora que fez com que perdesse a consciência. Como estes acontecimentos se tornam cada vez mais frequentes a partir daí, Emily aceita ser submetida a uma sessão de exorcismo. Quem realiza a sessão é o sacerdote da sua paróquia, o padre Richard Moore (Tom Wilkinson). No entanto, durante essa sessão, Emily morre, o que faz com que o padre seja acusado de assassinato. Erin Bruner (Laura Linney), uma advogada famosa e ateia, aceita defender o padre Moore. Erin não esperava que no decorrer do processo o seu cinismo em relação ao caso é desafiado pela fé do padre Moore e também pelos eventos inexplicáveis em torno do caso.

2. Em Busca da Felicidade (2006)

Chris Gardner (Will Smith) é um pai de família que luta todos os dias com graves problemas financeiros. Linda (Thandie Newton), a mulher de Chris, farta de todos os desafios do dia-a-dia, decide sair de casa, deixando sozinhos o seu marido e o seu filho de 5 anos Christopher (Jaden Smith). No entanto, Chris não é um desistente e tenta conseguir um emprego melhor, usando as suas habilidades enquanto vendedor. Enquanto isso, pai e filho são despejados da sua casa, uma vez que Chris não conseguiu pagar a renda. O filme acompanha a vida dos dois, que perante as circunstâncias são obrigados a dormir em abrigos, estações de comboios e casas de banho. Chris consegue arranjar uma vaga de estagiário numa empresa importante, mas não recebe salário pelos serviços prestados. Isso faz com que ele trabalhe muito mais que os outros estagiários para que no final seja contratado e possa dar ao filho as condições necessárias.

1. 127 Horas (2010)

Aron Ralston (James Franco), um alpinista apaixonado por aventuras, fazia mais uma escalada nas montanhas de Utah, nos Estados Unidos, quando durante a sua viagem acabou por ficar com seu braço preso numa fenda. No filme vemos Aron a relatar as 127 horas mais longas da sua vida, onde ele lutou pela sua sobrevivência que ficou seguramente marcada por momentos de muita tensão.