More

    13ª Edição do MOTELX bate recorde de visitantes

    A 13ª Edição do MOTELX foi a mais concorrida de sempre, tendo vários sessões esgotado. O Festival coincidiu com uma sexta-feira 13, algo inédito que trouxe muitos fãs de terror para assistir à estreia de Midsommar, novo filme de Ari Aster, com a presença do próprio na sessão.

    No primeiro dia (10) assistimos ao filme Ma. Aproveita para ler a crítica – Ma – Quando a esmola é muita devemos desconfiar. 

    No dia seguinte estivemos presentes na sessão do filme All The Gods in The Sky que de forma crua mostra a relação de um irmão e de uma irmã que ficou incapacitada em criança. O filme é uma verdadeira viagem ao universo da crença e da religião. Quarxx, o realizador esteve presente na sessão e antes do filme começar desejou que o público “amasse ou odiasse” o filme – queria algum efeito – não sentir nada não era opção.

    Ainda na mesma noite, assistimos ao The Quake, sequela do filme The Wave que veio abanar a Sala Manoel de Oliveira. O realizador da sequela também marcou presença na sessão.

    No dia 12, fomos ver The Golden Glove, um filme baseado nos feitos macabros do assassino em série Fritz Honka. Sem qualquer romantização ou alívio vemos de perto o assassinato e abuso de várias mulheres.

    Midsommar estreou, na sexta-feira 13, com sessão esgotada e com a presença do realizador que se mostrou bastante animado por trazer o filme pela primeira vez a um festival. A crítica vai ser disponibilizada em breve.

    Já dia 14 assistimos aos filmes Why Don’t You Just Die e Extra Ordinary. O primeiro é engraçado e violento. Trata-se da estreia de Kirill Sokolov que no momento está a trabalhar no próximo projeto. Já a segunda longa trata-se de uma comédia negra que brinca com os lugares-comuns que associamos ao paranormal.

    motelx 2019..
    Fotografia: Rafaela Teixeira

    No último dia do MOTELX, Ari Aster esteve ainda presente numa masterclass gratuita ao público, que terminou com uma sessão de autógrafos no exterior do Cinema São Jorge.

    Na sessão de encerramento, tivemos conhecimento dos grandes vencedores da edição deste ano do MOTELX. A Herança,de Paulo Oliveira e Pedro Martins, recebeu a menção especial de Melhor Curta de Terror Portuguesa.

    Erva Daninha, de Guilherme Daniel, foi a curta-metragem portuguesa de terror vencedora, recebendo o prémio no valor de 5000€. Como não foi possível o realizador estar presente fez-se uma brincadeira em que Jason, o personagem clássico do terror, que andou todos os dias pelo festival, recebeu o prémio.

    motelx jason e1568712349160
    Fotografia: Rafaela Teixeira

    The Hole in the Ground recebeu a menção especial por Melhor Longa de Terror Europeia. O vencedor deste prémio foi o filme Why Don’t You Just Die!, do estreante realizador russo Kirill Sokolov.

    O prémio do público foi dado a Midsommar para espanto do realizador Ari Aster que nem sabia que o seu filme estava a concorrer a algo. Segundo o próprio realizador, vencer este prémio no único festival a que conseguiu trazer o filme, dá-lhe mais vontade de voltar ao MOTELX e de continuar a fazer filmes.

    motelx 2019 prémio do púbico e1568712464998
    Fotografia: Rafaela Teixeira

    Além de Ari Aster tecer elogios à hospitalidade dos fãs portugueses, disse que o MOTELX é dos melhores festivais em que já participou.

    Despedimo-nos do MOTELX assistindo à curta vencedora deste ano – Erva Daninha – e, por fim, ao filme Come To Daddy que explora uma relação conturbada entre pai e filho.

    O MOTELX regressa em 2020, de 8 a 13 de setembro.

    Rafaela Teixeira
    Rafaela Teixeira
    Licenciada em Ciências da Comunicação na FCSH-UNL e atualmente a tirar mestrado de jornalismo. Redatora no Espalha-Factos na secção de TV & Media. Aspirante a jornalista que sempre foi apaixonada pela comunicação, cultura e pela prática de informar. A esta grande paixão juntou uma outra, a sétima arte. Colaboradora do Cinema Pla'net desde Fevereiro de 2019. https://letterboxd.com/rafaelastex/ https://letterboxd.com/rafaelastex/

    Queres estar a par de todas as novidades? Calma!

    Prometemos que não te vamos chatear a toda a hora. Garantimos que te vamos enviar conteúdo de qualidade.

    Últimos Artigos

    Artigos Relacionados