De 24 de junho a 1 de julho, Espinho será a cidade anfitriã da 15ª edição do FEST. Tanto a programação dos filmes a serem exibidos como a que se direciona aos profissionais da indústria cinematográfica foram oficialmente anunciados na sua totalidade e os horários foram igualmente tornados públicos.

O programa voltado para a indústria cinematográfica terá lugar entre 25 e 30 de junho e incluirá mais de 50 oradores, mais de 30 master classes, debates, casos de estudo e workshops. O programa encontra-se dividido em 3 eventos principais:  FEST – Training Ground, Industry Meetings e FEST – Director’s Hub.

FEST – Training Ground incluirá mais de 20 master classes e 6 workshops, que abrangerão temas como as ferramentas necessárias para se estabelecer como realizador, gradientes de cor e técnicas de edição, considerações legais para a produção de filmes e a análise de certos casos de estudo, entre outros tópicos.

Alguns dos destacados oradores são Marjane Satrapi, realizadora de “Persépolis”; Stuart Dryburgh, diretor de fotografia e nomeado para Óscar em “O Piano” (1993); Manuel Alberto Claro, que trabalhou com Lars Von Trier em “Melancolia”, “Ninfomaníaca” e “The House That Jack Built – A Casa de Jack”; e John Warhurst e Nina Hartstone, que fizeram parte da equipa de som de ” Bohemian Rhapsody”.

FEST

FEST divulgou igualmente os horários para as master classes e workshops do FEST – Training Ground, que podem ser consultados no site do festival. The Industry Meetings, por seu lado, é uma plataforma que tem por objetivo facilitar a ligação próxima entre profissionais da indústria para que possam forjar novas colaborações, relações, mentorias e parcerias e terá lugar ao longo do festival.

Este ano, o FEST será também anfitrião da primeira edição do Director’s Hub, um evento de dois dias que procura potenciar as oportunidades de criação de redes e criar um espaço para a troca de conhecimento entre realizadores nacionais e internacionais.

Vê também: Past Perfect” de Jorge Jácome vence Prémio do Festival de Hamburgo

Este evento contará com 8 sessões interativas, com 20 oradores que discutirão um leque muito abrangente de tópicos relacionados com a realização de filmes, desde o papel do realizador até aos desafios que poderão ter de ser enfrentados por esse profissional.

Um dos destaques dos festival deste ano será o painel “Portuguese New Wave”, que terá lugar a 27 de junho pelas 18h00 e contará com as mais relevantes e novas vozes do cinema nacional, como Miguel Gonçalves Mendes, Pedro Cabeleira, Duarte Coimbra, Pedro Pinho e Bernardo Lopes. O restante programa está já disponível e pode ser consultado no site do FEST.

FEST

O FEST terá lugar entre 24 e 1 de julho de 2019, em Espinho. O programa do festival já foi divulgado, bem como os horários das sessões e eventos e pode ser descarregado do sítio do FEST. A competição compreende o Lince de Ouro (para primeiras e segundas participações internacionais), o Lince de Prata (para curtas internacionais), o Grande Prémio Nacional e NEXXT (a competição académica), vem como variadas secções não competitivas.