Cinema Destaques Matérias Especiais

3 filmes para ver no Dia Mundial da Alfabetização

  • Setembro 8, 2017
  • 3 min read
3 filmes para ver no Dia Mundial da Alfabetização

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE) há 30 anos um em cada quatro portugueses não sabia ler (25%). No dias de hoje são menos de 5%, mas Portugal continua no topo da tabela dos países europeus com maior taxa de analfabetismo.

Neste dia que marca a luta pela alfabetização, destacamos 3 filmes que marcaram pela sua veracidade, principalmente na interpretação de alguns atores.

O leitor (2009)

Realizador: Stephen Daldry

O leitor

Este foi o filme que valeu a Kate Winslet o Óscar de Melhor Atriz num papel principal. Uma relação entre o adolescente Michael Berg (David Kross) e Hanna Schmitz (Kate Winslet), com o dobro da sua idade, são as personagens de uma história de amor na Alemanha pós-guerra. Uma relação simbiótica de amor e ensinamento. Até que anos mais tarde Michael (Ralph Fiennes), estudante de direito, reencontra Hanna num polémico julgamento por crimes de guerra realizados pelos nazistas.

Razão para ver: O retrato de uma Alemanha pós Segunda Guerra no filme é cheio de detalhes vívidos. Tal como as personagens que possuem características humanas muito nítidas, principalmente de carência e interajuda.

Rádio (2004)

Realizador:  Michael Tollin

Rádio

Anderson, Carolina do Sul, 1976, na escola secundária T. L. Hanna. Harold Jones (Ed Harris) é o treinador local da equipa de futebol americano. Numa cidade racialmente dividida surge a amizade entre o treinador e Radio (Cuba Goodwin Jr.), um estudante com limitações mentais. Uma relação que leva os habitantes da cidade a analisarem as suas ideologias e o “amor pelo próximo”, enquanto a equipa tenta ganhar mais um campeonato.

Razão para ver: Uma história com todos os componentes de um drama, com personagens que nos tocam. Para além da extraordinária representação de Cuba Goodwin Jr., que transformou Radio numa das personagens que jamais serão esquecidas no cinema.

O Bom Rebelde (1998)

Realizador: Gus Van Sant

O bom rebelde

Will Hunting (Matt Damon) é um jovem conflituoso que trabalha na numa universidade como empregado de limpeza. Sem ninguém saber Will resolve complexas equações matemáticas nos corredores da universidade. Até que um conceituado professor (Stellan Skarsgard) descobre a capacidade ímpar do jovem e percebe que é um génio matemático. A sua personalidade conflituosa leva Will a ser preso e, como condição para a sua liberdade, ficar à responsabilidade do professor e ser acompanhado por um psicólogo. Desta forma, e após diversos psicólogos, conhece Sean McGuire (Robin Williams) que está a passar ele próprio por conflitos interiores e se revê no jovem.

Razão para ver: Matt Damon e Ben Affleck, que também faz parte do elenco, receberam o Óscar de Melhor Argumento Original e Robin Williams foi distinguido com o Óscar de Melhor Ator Secundário pela sua interpretação.

About Author

Redacção

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *