O cinema brasileiro sempre esteve em evidência, alguns clássicos são conhecidos dentro e fora do Brasil.

Mas há produções marcantes que são infelizmente pouco conhecidas pelo público, seja nacional ou internacional.

Melhores Filmes Brasileiros

Aqui estão 5 obras de arte do cinema brasileiro que quase ninguem conhece:

Ver também: As séries de comédia que merecem mais hype na Netflix

1. DOIS COELHOS (2012) – AÇÃO

Em primeiro lugar temos “Dois Coelhos”, realizado por Afonso Poyart, o filme conta a história de Edgar (Fernando Alves Pinto) que, após alguns anos nos EUA, regressa a São Paulo e prepara um plano mirabolante para atingir duas pessoas que fizeram parte do seu passado ao mesmo tempo: Jader (Roberto Marchese), um deputado corrupto, e Maicon (Marat Descartes), um traficante.

Acima de tudo, ação com uma banda-sonora e performances marcantes, explosões e efeitos especiais excelentes além de um grande plot-twist, fazem deste filme o mais hollywoodesco da lista. O final guarda surpresas sobre o verdadeiro significado do nome do filme. Vale a pena pela genialidade do argumento não-linear, que o aproxima de grandes obras norte-americanas.

2. QUE HORAS ELA VOLTA? (2015) – DRAMA

Em segundo lugar, “Que Horas Ela Volta”, o filme conta a história da empregada doméstica Val (Regina Casé) que trabalha e mora na casa de Barbara (Karine Teles) em São Paulo. Um dia fica a saber que a sua filha Jessica (Camila Mádila) virá de Pernambuco para fazer o vestibular (exame universitário brasileiro) e assim a casa recebe a nova hóspede, que vai mudar os rumos da empregada e da família.

De uma sensibilidade gritante, a película traça um paralelo entre as classes sociais e conta uma bonita história do ponto de vista de uma pobre empregada e a sua filha. Digno de nota, a realização competente de Anna Muylaert e as atuações de Regina Casé e Camila Mádila que entregam dignidade e veracidade à trama.

3. O FILME DA MINHA VIDA (2017) – DRAMA

Filme mais recente do ator e realizador Selton Mello, esta obra pouco conhecida conta com a participação do francês Vincent Cassel. “O Filme da Minha Vida” conta a história de Tony Terranova (Johnny Massaro), que viaja a Paris e descobre no regresso a ausência do pai.

Lidando com temas complexos como a paternidade e a traição, o filme fala sobre amadurecimento e escolhas e vale muito a pena pela direção de fotografia (bastante baseada nas obras europeias modernas), pela nostalgia e pela excelente escolha de atores e atrizes, que são a cereja no topo do bolo!

4. SANEAMENTO BÁSICO (2007) – COMÉDIA

Filme mais antigo e esquecido da lista, é uma sátira de humor negro que toca em temas polémicos e sensíveis ao retratar os desafios do meio audiovisual no Brasil.

Com atores consagrados como Wagner Moura e Lázaro Ramos, o filme conta a história de pessoas num pequeno vilarejo que decidem participar num concurso de cinema organizado pela prefeitura local para arrecadar fundos para a manutenção do esgoto da vizinhança, sem dúvida uma excelente sugestão.

5. O MENINO E O MUNDO (2016) – ANIMAÇÃO

Por fim, temos este filme, uma animação simples e belíssima de uma sensibilidade ímpar que fala sobre infância e velhice. Com efeito, “O Menino e o Mundo” toca em temas como a maternidade e o tempo, tendo como plano de fundo a ditadura de Getúlio Vargas no período da década de ’30. Indispensável para os que gostam de chorar e emocionar-se com a sétima arte.

Nomeado ao Óscar de Melhor Filme de Animação