A Alibaba Pictures Group é a empresa pertencente ao grupo do gigante chinês do comércio online AliBaba direcionada  especificamente para a indústria do cinema e investe agora no estúdio conterrâneo Huayi Bros.

Foi estabelecido um acordo estratégico de cooperação com o estúdio de produção de filmes Huayi Bros. que inclui um empréstimo no valor de 103 milhões de dólares.

A Alibaba Pictures referiu que o acordo faz parte da sua recentemente anunciada estratégia em envolver-se no filmes cujo lançamento se encontra direcionado para os quatro períodos festivos chineses: O Ano Novo (janeiro-fevereiro); verão; as celebrações do dia nacional, em outubro; e o fim de ano.

Alibaba

A estratégia, designada por Jin Cheng Co-Production Project decorre ao longo de 5 anos e surge no sentido de expandir o poder e influência das plataformas de internet de bolsos bem fundos, como a Alibaba ou a Tencent, na indústria chinesa de cinema.

A Alibaba e as empresas detidas pelo fundador Jack Ma têm sido parceiros minoritários com posição significativa na Huayi desde 2014 e aumentou a sua presença na estrutura do estúdio novamente em 2015.

O novo acordo com Huayi decorre ao longo de 5 anos e vincula o estúdio a produzir 10 filmes em que a Asian Union, uma empresa subsidiária da Alibaba Pictures, pode ser co-investidora e co-distribuidora.

As duas empresas concordaram igualmente em trabalhar em conjunto no desenvolvimento de talentos, publicidade aos filmes e merchandising através da empresa Tao Piaopiao da AliBaba e as plataformas da Beacon.

Na passada semana, a Alibaba admitiu que o seu plano de investimento na indústria do cinema é a razão pela qual decidiu adquirir 13% da empresa Tingdong Film, controlada por Han Han, uma celebridade que participa em corridas de carros mas é também blogger e realizador.

Vê também: “Chungking Express” – Cinema espontâneo

O novo filme de Han Han, “Pegasus”, é um dos filmes mais aguardados da época de Ano Novo Chinês que está prestes a ter lugar mas a Alibaba também investiu recentemente no filme “Green Book – Um Guia Para a Vida” e “A Dog’s Journey”, a sequela de “Juntos Para Sempre”.

Huayi, presente no mercado privado como líder há mais de 20 anos, esteve similarmente por detrás de filmes como “Detective Dee: Mystery of the Phantom Flame”, um franchise de fantasia de ação, e uma série de filmes de Feng Xiaogang.

Foi igualmente o parceiro do estúdio independente de Hollywood STX Entertainment até ao final do acordo em dezembro passado.