Conteúdo Exclusivo:

O primeiro NFT de cinema em Portugal

O mundo das cripto moedas começa cada vez mais...

Netflix Portugal, todas as estreias em Agosto 2022

A Netflix Portugal já nos deu a conhecer todas...

“O Pai Tirano” a comédia portuguesa que faltava a 2022

"O Pai Tirano" é comédia portuguesa que faltava a...

Batman | Porque é o Morcego o Herói Mais Intrigante?

Em toda a história das bandas desenhadas norte-americanas surgem heróis e vilões que, no fundo, querem copiar aquilo que a Marvel e a DC têm vindo a criar. Não é a primeira vez que vemos Deadpool, sabendo da existência do Deathstroke, ou Zattana quando já existia Scarlet Witch. No entanto, se olharmos para os principais personagens de ambos os universos, os heróis mais interessantes são apenas dois… Spiderman e Batman.

Serão, muito provavelmente, as personagens que têm mais “material” cinematográfico, seja live action, seja em animação.

O aranhiço da Marvel é o herói mais relacionável. Um jovem, em altura de faculdade, com as suas falhas, os seus sonhos, as suas ideias malucas. Diria que qualquer um podia estar na sua pele, apesar de não ter sido mordido por uma aranha.

Os vários Batman

Já o morcego é bem diferente. Uma infância trágica, em que fica órfão muito cedo e que assiste à morte dos seus pais. Uma cidade que a cada dia que passa se torna pior, mais violenta, mais negra. Bruce Wayne tem um propósito. O seu ego e alter ego acabam por ser iguais, e ambos existem para combater a corrupção e violência de Gotham.

Poster do filme Batman The Dark Knight

Batman é um fruto daquela cidade, daquele ambiente. E isso é evidente em The Dark Knight, quando Jim Gordon diz ao filho que o Batman não é o herói que a cidade necessita naquele momento, mas é o herói que merecem.

Em muitos filmes sobre o Batman, vemos muitas versões diferentes da personagem. Umas tratam a sua origem, juntamente com alguns dos vilões icónicos, como os filmes da década de 80 e inícios de 90, com Michael Keaton. Outros retratam uma origem mais heroica, mais filosófica de tudo, como é o caso da trilogia do Nolan, onde Batman acaba por ser um símbolo de luta contra o mal. Mais recentemente, com a versão de Matt Reeves, vemos uma versão policial. Porque Batman tem esta vertente, além de um herói, é um detetive, um super detetive.

É uma personagem tão densa, tão versátil, tão interessante, que atrevo-me a dizer que podiam fazer mais cem filmes da personagem e todas elas apresentariam ideias novas sobre a personagem.

Os vilões também fazem o herói

Os vilões são uma das partes mais importantes da figura mítica que é Batman. Porque, tal como ele, são fruto do ambiente da cidade. Aliás, se observarmos bem algumas das personagens, vemos uma dicotomia entre elas, que mais podia ser uma semelhança.

Joker é, certamente, o arqui-inimigo de Batman. É aquele vilão que quer fazer de tudo para que o morcego quebre a única regra que tem, não matar. É uma personagem também ela tão densa, tão interessante, que merecia um curso de psicologia sobre as suas origens.

Penguin é um típico chefe de máfia. E é excelente nesse propósito. É um vilão que se quer ver livre de Batman apenas por motivos de negócios, para conseguir continuar a comandar a cidade e a ter lucro.

Imagem de Riddle interpretado por Paul Dano

Riddler tem-se mostrado ser uma personagem bastante interessante. Diria até que tem algumas semelhanças com Joker. Não no sentido de querer quebrar o Batman a nível psicológico, mas no sentido em que quer mostrar-se superior a ele. Batman é um excelente detetive e Riddler quer ultrapassar o raciocínio do morcego, tentando criar quebra-cabeças mais desafiantes, para tentar enganar o herói.

A mais recente interpretação do vilão em cinema, no filme The Batman, Paul Dano mostra-se ser um Riddler muito… enigmático. Uma pessoa que quer mostrar-se superior ao Batman, mas, desta vez, não só. Existe uma vingança pessoal, contra os poderosos da cidade, contra a alta sociedade, numa Gotham completamente engolida pela luxúria, pela corrupção, pelo suborno.

Por estas razões acho Batman o herói mais intrigante e interessante da história das bandas desenhadas de super-heróis.

Mais Lidas

Melhores Séries Originais do Disney Channel

O Disney Channel acompanhou e acompanha várias gerações, decidimos...

Let’s Talk # 4 c/ Nuno Duarte (Jel)

A 4ª. Edição do Let’s Talk no Cinema Pla’net conta...

Blake Lively encontra-se em “Águas Perigosas”

Blake Lively fica encurralada por um tubarão num cenário...

Cinema a 2,5 euros durante 3 dias

Vão ser perto de 500 salas de cinema que...

As Melhores Listas

Lista de séries obrigatória para ver em 2022

A escolha é difícil quando a oferta é muita,...

Descubra 7 Comédias Francesas para ver este Verão

Destacamos as 7 Comédias Francesas que estão marcadas para...

12 melhores comédias francesas com Christian Clavier

Christian Clavier torna-se cada vez mais em sinónimo de...

Filmes com personagens super heróis para descobrir

Não marcaste no calendário todos os filmes de Super-Heróis que vão estrear? Com tanto ainda por acontecer, o Cinema Pla'net preparou já a agenda!

6 filmes de Terror a não perder este ano

Este ano, os fãs de filmes de terror já...
Francisco Amaral
Francisco Amaral
Apaixonado por videojogos e tudo o que tenha narrativa, é fácil encontrarem-me a ver a saga Star Wars (como deve ser) ou a escrutinar tudo o que há para saber sobre Marvel. Ler é também outro dos universos onde mergulho muitas vezes.

O primeiro NFT de cinema em Portugal

O mundo das cripto moedas começa cada vez mais a expandir-se a novas áreas. A aposta é pelo novo filme Curral de Moinas -...

O que é NFT? Descubra como funciona este Token

Com a popularização das criptomoedas, o NFT também se tornou uma reserva de valor importante, trazendo possibilidades de enriquecimento para todas as classes sociais. O...

Netflix Portugal, todas as estreias em Agosto 2022

A Netflix Portugal já nos deu a conhecer todas as estreias que vão acontecer no mês de agosto em Portugal. Vai ser um mês...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui