“A Metamorfose dos Pássaros” de Catarina Vasconcelos foi o filme vencedor da 25.ª edição do Festival de Cinema de Vilnius.

Este pode ter terminado apenas com um enorme encontro de almas no espaço cibernético em vez de uma enorme festa, mas o espírito foi de celebração, com o CEO Algirdas Ramaška como mestre de cerimónias.

Os vencedores foram escolhidos pelo júri composto por Rugilė Barzdžiukaitė, Katarzyna Sinarska, Evgeny Gusyatinskiy, Boyd van Hoeij e Jonas Holmberg e no final o público foi convidado a assistir ao filme de encerramento “Matthias & Maxime”.

O prémio para Melhor Ator foi entregue não a um, mas a três atores, Jérémie Laheurte, Djanis Bouzyani e Anthony Bajon, pelo seu trabalho em “You Deserve a Lover”.

Vê também: BFI Flare 2020 – Festival de cinema LGBTIQ+ em casa

O prémio para Melhor Atriz foi entregue também em ex-aequo a Roxanne Scrimshaw e Nichola Burley pelos seus papéis em “Lynn + Lucy”, com o realizador Fyzal Boulifa a ganhar Melhor Realizador.

O título de Melhor Filme e grande prémio do Festival, seria entregue, contudo, à realizador portuguesa Catarina Vasconcelos e ao seu “A Metamorfose dos Pássaros”, que estreou em Berlim este ano.

Aquela que é a primeira longa-metragem da realizadora, encerrou a secção Encontros no 70.º Festival de Cinema de Berlim e foi distinguida com o prémio FIPRESCI, atribuído pela Federação Internacional de Críticos de Cinema.

O Prémio do Público iria ainda para Jan Komasa, num festival que disponibilizou mais de 100 filmes e curtas em plataformas de streaming da Lituânia, depois de tomada a decisão de levar o festival para o formato online.

A lista completa de vencedores é a seguinte:

Melhor Filme
“A Metamorfose dos Pássaros” – Catarina Vasconcelos (Portugal)

Prémio Cineuropa
“Nova Lituania” – Karolis Kaupinis (Lituânia)

Melhor Realizador
Fyzal Boulifa – “Lynn + Lucy” (Reino Unido/França)

Melhor Atriz
Roxanne Scrimshaw e Nichola Burley – “Lynn + Lucy”

Melhor Ator
Jérémie Laheurte, Djanis Bouzyani e Anthony Bajon – “You Deserve a Lover” (França)

Prémio do Público

Melhor Filme
“Corpus Christi” – Jan Komasa (Polónia)

Competição de Curtas

Melhor Curta
“Journey Through a Body” – Camille Degeye (França)

Menção Especial
“Inflorescence” – Nicolaas Schmidt (Alemanha)

O Festival de Cinema de Vilnius decorreu de 19 de Março a 2 de Abril.