O histórico Cineclube de Guimarães acaba de anunciar o seu cartaz de entrada no novo ano. Janeiro de 2019 promete, pois, mais uma luxuosa lista de filmes que inclui o vencedor da Palma Ouro em Cannes, o Leão de Ouro em Veneza e o Prémio de Realização em Sundance. Traz também a cartaz o último trabalho da premiada Leonor Teles e os mais recentes de Steve McQueen e Paolo Sorrentino, todos eles dispensado apresentações.

A longevidade e o protagonismo que o Cineclube assume ao longo da história da exibição de cinema em Portugal, bem como o seu carácter resiliente, que o traz em actividade desde 1958, faz com que a prevista projecção de obras pujantes e relevantes marque não só um excelente cartaz como o percurso do Cineclube, que merece constante comemoração.

Publicidade
Vê também: Roma – um poema em movimento

O Cineclube acolhe todos os meses as edições do mini-festival de curtas-metragens Shortcutz Guimarães e edita ainda a publicação online Enquandramento que se dedica a dar destaque a nomes menos referenciados nos compêndios e menos “obrigatórios” que os que vêm à memória com mais facilidade.

Com programação constante e relevante no panorama local mas igualmente nacional, não é de estranhar, pois, que, dentro da sua congruência, traga para abrir as hostes em 2019 a seguinte lista de filmes, todos eles com entrada livre:

QUI 03 21h45 Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor

“A Educadora de Infância”, de Sara Colangelo

DOM 06 21h45 Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor

“Viúvas”, de Steve McQueen

QUI 10 21h45 Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor

“Terra Franca”, de Leonor Teles

DOM 13 21h45 Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor

“Silvio e os Outros”, de Paolo Sorrentino

DOM 20 21h45 Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor

“Shoplifters: Uma Família de Pequenos Ladrões”, de Hirokazu Kore-eda

DOM 27 21h45 Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor

“Roma”, de Alfonso Cuarón

QUA 30 22h00 Sede do Cineclube

Shortcutz Guimarães