CinemaFestivaisNotícias de CinemaCinema do Leste Europeu em exibição no BEAST do Porto

O BEAST International Film Festival está de volta à cidade do Porto, entre os dias 26 e 30 de setembro, e pretende unir a cultura portuguesa com a da Europa de Leste. A segunda edição deste festival irá juntar 21 países e cerca de 90 filmes. O BEAST Festival e Plus East (associação que organiza o festival) nasceram da vontade de “mostrar que a Europa de Leste é diferente daquilo que se pensa em Portugal”....
Set 14, 20185 min

O BEAST International Film Festival está de volta à cidade do Porto, entre os dias 26 e 30 de setembro, e pretende unir a cultura portuguesa com a da Europa de Leste. A segunda edição deste festival irá juntar 21 países e cerca de 90 filmes.

O BEAST Festival e Plus East (associação que organiza o festival) nasceram da vontade de “mostrar que a Europa de Leste é diferente daquilo que se pensa em Portugal”. Tanto o festival cinematográfico como esta associação tornaram-se num instrumento de aproximação das duas culturas, algo demonstrado por André Lameiras, um dos organizadores e fundadores.

Nesta edição, o festival elegeu a Ucrânia como o país homenageado. Em 2017, o país escolhido havia sido a Polónia.

Ver também: Peregrinação é escolhido para representar o país nos Óscares e nos Goya 2019

Para a abertura do BEAST, 26 de setembro poderá contar com o filme “Vulcão” de Roman Bondarchuk no Cinema da Trindade. Esta estreia contará ainda com a presença do seu realizador para uma sessão de perguntas. André Lameiras adientou que este foi o filme escolhido para a abertura do festival por “mudar a perspetiva que se tem da Europa de Leste”.

A maior novidade desta segunda edição do festival é a introdução de uma nova categoria: a Visegrad Fil Hub. Nesta categoria constaram filmes de quatro países (República Checa, Polónia, Hungria e Eslováquia) que foram selecionados em festivais do respetivo país.

Salientamos que haverá a secção Portuguese Abroad onde o nosso país estará representado por criadores nacionais no estrangeiro. Nesta categoria constarão diversos filmes, entre eles: Spell Reel, de Filipa César e Memories Of A Bright Future, de José Vieira, que se encontrarão em exibição no Cinema Passos Manuel, no dia 27 (Spell Reel) e 28 (Memories Of A Bright Future), pelas 22h30.

Sara Júnior

Sara Júnior

Apaixonada por escrita, livros e séries tudo o que envolva o entretenimento é algo que me agrada. Estudante de Licenciatura Comunicação e Media no Instituto Politécnico de Leiria.