Se há filme que tens que ver antes do verão acabar é a “A Viagem de Chihiro” de Hayao Miyazaki. Lê o artigo e entusiasma-te com um dos melhores filmes de animação realizados até hoje.

Este filme conta a história de Chihiro, uma jovem rapariga de 10 anos que se vai mudar juntamente com os seus pais para uma pequena aldeia Japonesa. No caminho para a nova casa, o pai de Chihiro engana-se e acaba numa estrada sem sentido com um longo túnel no final. A jovem rapariga não estava a gostar nada do local e ficou furiosa com os pais quando estes decidiram parar o carro ali e explorar a área. No final do túnel eles encontram um parque abandonado, no que parece ser uma nova cidade sem nenhum habitante. Os pais são atraídos pelo cheiro a comida de um restaurante, mas como não vêm ninguém nenhum empregado, decidem comer e depois pagar.

Chihiro não achou piada nenhuma e decidiu explorar o local um pouco mais, uma vez que os pais pareciam não querer saber das suas preocupações. Foi aí que ela conheceu Haku, um jovem rapaz que a avisou que ela e os seus pais corriam grande perigo e que deveriam sair dali o mais rápido possível. Alertada pelo jovem, Chihiro corre até ao restaurante para avisar os seus pais mas é surpreendida ao chegar lá e ver que eles se tinham transformado em porcos. Mais tarde percebeu que aquele parque era afinal habitado por demónios e espíritos e outros seres malvados.

A menina tem agora a tarefa de se salvar a ela e aos seus pais, e terá que confiar em Haku e depositar todas as suas esperanças nele de modo a voltar para o seu mundo.

Vencedor do Óscar em 2001 de Melhor Filme de Animação, “A Viagem de Chihiro” é um dos filmes mais amados de animação, e há até quem diga que é o melhor de sempre. O facto é que este é um filme intrigante, cheio de reviravoltas e controversas teorias, que nos prendem ao ecrã de pelas melhores razões.

É de realçar que o principal herói no que toca à explicação do sucesso que o filme teve é sem sombra de dúvida o realizador – Hayao Miyazaki. Muitas das cenas que vemos no filme são baseadas em situações reais que aconteceram na sua vida e a verdade é que o filme foi para a frente sem que houvesse um guião, o que é impressionante dados todos os detalhes que encontramos.