Detentor de uma estrela Michelin pelo seu restaurante ‘Alma’, o chef Henrique Sá Pessoa esteve à conversa com o Cinema Pla’net na apresentação do seu novo programa “Chef de Família”.

Na sua opinião, qual o filme que define melhor o espírito da culinária?

Para mim o melhor filme que representa o mundo da culinária é o “Ratatui”. Apesar de ser um desenho animado em tom de comédia é o mais próximo da realidade, sem dúvida alguma! A paixão que o rato [Remy] tem pela cozinha é aquilo que qualquer chef que gosta de cozinha sente. Essa ligação aos produtos, à cozinha, à paixão pela profissão…

Henrique Sá Pessoa

Publicidade

Vê também: Let’s Talk #35 – Michael Rosenbaum – Entre a DC e a Marvel

Com que desafios se deparou no “Chef de Família” em comparação com outros programas que já fez?

Acho que foi sair do registo de ser um programa só de cozinha e passar a ser um programa onde há um bocadinho de ficção, onde há outras partes da minha vida que normalmente não estariam num programa de cozinha. Também o facto de ter a Inês [filha] comigo em quase todos os programas muda muito o formato, a dinâmica, a comunicação, a forma de estar. Tudo isso altera um bocadinho a dinâmica do programa.

Henrique Sá Pessoa

Se pudesse dar um conselho às famílias portuguesas…

Incluir os filhos na cozinha desde muito novos. Ensinar-lhes, partilhar, não achar que uma criança na cozinha é um impeditivo, mas sim uma ajuda. Custa mas eventualmente eles começam a interessar-se. Havia essa tradição há muitos anos atrás das avós para as mães e das mães para as filhas e hoje em dia isso perdeu-se um bocadinho pelo estilo de vida que fazemos e pela dinâmica que temos. Acho que mesmo modernizando essa parte tradicional nós conseguimos fazer coisas junto com os nossos filhos na cozinha e divertimo-nos na mesma.

Voltando ao cinema, quais são as escolhas do chef?

Depende um bocadinho do mood, mas eu sou fã de “Narcos” e filmes como o “Scarface – A Força do Poder” (1983) e “Goodfellas – Tudo Bons Rapazes” (1990). Tudo o que é máfia são filmes e séries que eu normalmente gosto.

Henrique Sá Pessoa

O canal FOX Life exibe novos episódios de ‘Chef de Família’ todos os sábados pelas 14h.