Crítica: ‘Livrai-nos do Mal’ de Scott Derrickson

Tabela de Conteúdo

Este filme foi realizado por Scott Derrickson que já está mais do que habituado em trabalhar neste gênero de filmes, tendo também, trabalhado e dirigido’ O Exorcismo de Emily Rose ‘ e ‘ A Entidade ‘.

Para fãs de filmes como o ‘Exorcista’ este é, sem dúvida, um filme a não perder, é um filme que foge á regra. Quando estamos habituados a ver filmes com cenas de exorcismo onde forças paranormais preferencialmente atacam jovens, mulheres em locais isolados e/ou rurais, neste filme ‘ Livrai-nos do Mal ‘, somos surpreendidos com uma mudança radical, onde tudo se passa em grandes cidades, mais propriamente em bairros pobres americanos.

O filme começa por nos apresentar soldados norte-americanos a combater, em 2010, no Iraque, passando, de seguida, a apresentar uma equipa de investigação de Nova Iorque que encontra um bébé morto dentro de um caixote do lixo, uma mulher espancada pelo marido, e uma outra que atira o filho para os leões que se encontram num ZOO. A forma como nos é apresentado o problema e a maneira como se desenrola e resolve é, simplesmente, fantástico e habilidoso. Ralph Sarchie ( Eric Bana ) é um policia investigador agressivo, que juntamente com o seu parceiro, decidem começar a investigar casos estranhos, como uma mulher atirar o filho para os leões e casos de ex-marines que começam a ter comportamentos anormais.

O bom e o surpreendente deste filme é que não tenta explorar as conhecidas jovens possuidas, mas sim a decadência de figuras como policias, soldados e mães solteiras. Conseguimos identificar várias fases e mudanças no agente da policia que com a ajuda de Edgar Ramirez, um venezuelano padre, que no passado consumia drogas pesadas, o leva à aceitação religiosa total.

2d16912890d43bec3ba939a1262c9963a610c4

Este filme é baseado num livro chamado ‘Beware The Night’ que conta a história de Ralph Sarchie .

Conseguimos ver que em ‘Livrai-nos do mal’ existe uma relação entre o que vemos e ouvimos e isso foi fundamental para termos um  final fantâstico.

A escolha das músicas dos ‘ The Doors’ não foi por acaso, até porque a personagem ‘Edgar Ramirez’ é bastante parecida com o Jim Morrison ( vocalista da banda The Doors ). Derrickson sublinha que é em filmes de terror que se conseguem fazer as melhores experiências com som e imagem.

 

Opinião pessoal dirigida a todos os leitores:

Um filme que recomendo vivamente! A ver para quem gosta deste estilo, é cativante do primeiro ao último segundo.

De 0 a 10 avalio o filme em 7.5.

O que achaste? Segue-nos @cinema_planet no Instagram ou no @cinemaplanetpt Twitter.

Partilha este artigo:
Translate »