Comic Con PortugalComic Con Portugal 2019DestaquesFabio Civitelli vai marcar presença na Comic Con Portugal

Foi revelado um novo nome que marcará presença na Comic Con Portugal deste ano. Fabio Civitelli é um desenhado italiano dos famosos livros aos quadradinhos. Foi divulgada a presença de um novo convidado na edição deste ano da Comic Con Portugal para a categoria BD & Literatura. Trata-se do desenhador italiano Fabio Civitelli. Ver também: HBO estreia “Years & Years”, com Emma Thompson Civitelli encetou a sua profissão no ano de 1974 no Studio Graziano...
Rúben Fonseca Rúben FonsecaMai 21, 20193 min

Foi revelado um novo nome que marcará presença na Comic Con Portugal deste ano. Fabio Civitelli é um desenhado italiano dos famosos livros aos quadradinhos.

Foi divulgada a presença de um novo convidado na edição deste ano da Comic Con Portugal para a categoria BD & Literatura. Trata-se do desenhador italiano Fabio Civitelli.

Ver também: HBO estreia “Years & Years”, com Emma Thompson

Civitelli encetou a sua profissão no ano de 1974 no Studio Graziano Origa, em Milão, onde fez a ilustração da série “Lady Lust”. Passou por inúmeras editoras, onde teve o prazer de desenhar séries da Marvel, nomeadamente “O Quarteto Fantástico” e “Homem Aranha”.

São características marcantes o seu traço realista, apurado, preciso e limpo, sublinhado por um desenvolto uso do preto e branco. Um outro aspeto que caracteriza o estilo de Civitelli é aquilo a que se chama de pontilhismo. É executado para conceder dinamismo, contraste e luminosidade, nunca abarcando a ideia de ser meramente decorativo.

Em 2011, Fabio Civitelli recebeu o Prémio Anim’arte BD em 2010, atribuído pelo GICAV e entregue no XVII Salão Internacional de Banda Desenhada de Viseu.

Rúben Fonseca

Rúben Fonseca

Rúben Fonseca, 23 anos, licenciado em Educação Social na Escola Superior de Educação do Porto. Sou de Valongo, Porto. Os meus interesses passam pelo cinema, futebol e política. Considero-me uma pessoa extremamente auto-crítica e perfecionista.