More

    BEAST 2019 | Promove atividades para conhecimento da cultura de Leste

    O Festival de Cinema InternacionalBEAST divulga mais de 90 filmes de produção recente da Europa de Leste e decorre até ao próximo dia 6 de outubro em diversos pontos da cidade do Porto.

    BEAST – Festival Internacional de Cinema reúne vozes de artistas de renome internacional. Este ano o festival terá uma secção dedicada a cópias restauradas, programação para público infanto-juvenil e três competições principais.

    A competição do festival encontra-se dividida em três eixos fundamentais: East Wave, que reúne primeiras obras de artistas como Petr Fedorov, Iva Golubovic, Dmytro, Sukholytkyy-Sobchuk, Adam Martinec, Dekel Berenson, Aliaksei Paluyan, Jore Janaviciute e Sonja OrlewiczZakrzewska; East Doc que seleciona olhares sobre o real e o mapa de culturas da região, aqui encontram-se filmes de nomes como Olesya Shigina e Veronica Ponomareva, Ekaterina Bessonova, Katerina Duda, Michal Hytros, Lucia Kasova, Julia Kushnarenko, Andra Tarara e Ondrej Salek;  por fim, a secção de Experimental EAST, é composta por realizadores que contornam as regras básicas dos audiovisuais, criando as suas próprias experiências cinematográficas.

    Beast

    Ver também: “Star Wars” ganhou oficialmente novo personagem!        

    A cinematografia Lituana ganha destaque neste festival numa secção especial que integra obras de Jonas Mekas e Arunas Matelis. Para além do cinema Lituano, o festival BEATS integra mais três programas especiais: Queer Shorts, que dá um olhar sobre um tema emergente na cinematografia de leste através de uma seleção de filmes que procuram dar voz a uma contracultura com forte influência de instituições religiosas na vida pública dos países do Leste Europeu; Animation Shorts, mostra uma nova vaga de realizadores que têm desafiado a estética e inovação da produção de animação; VR Corner, de acesso livre, explora novos formatos de narrativa que questionam as influências do cinema e dos videojogos e propõem um envolvimento entre o espectador e a obra.

    O Festival BEAST reforça o seu trabalho com o café OKNA, instituição que promove o festival, e tem vindo a aproximar Portugal da cultura de 21 países do leste europeu.

    O BEATS decorre até ao próximo dia 6 de outubro na cidade do Porto com exibições no cinema da Trindade, Cinema Passos Manuel, Casa das Artes e Biblioteca Municipal Almeida Garrett. Para além das exebições decorrerão eventos paralelos como festas, workshops e masterclasses de acesso livre.

    Sara Júnior
    Sara Júniorhttps://cabecanaluaa.wordpress.com/
    Apaixonada por escrita, livros e séries tudo o que envolva o entretenimento é algo que me agrada. Estudante de Licenciatura Comunicação e Media no Instituto Politécnico de Leiria.

    Queres estar a par de todas as novidades? Calma!

    Prometemos que não te vamos chatear a toda a hora. Garantimos que te vamos enviar conteúdo de qualidade.

    Últimos Artigos

    Artigos Relacionados