O novo e muito aguardado décimo título de Wes Anderson, “The French Dispatch”, tem finalmente trailer.

Este é o primeiro filme live-action do realizador desde o seu aliciante “Grand Budapest Hotel” de 2014, numa carreira que já vai longa nos seus cerca de 25 anos.

 A julgar pelas imagens agora divulgadas, para além de um elenco incrível, o realizador está de volta à velha forma, depois de ter passado pela animação stop motion com “A Ilha dos Cães” e antes da sua esperada estreia este ano em Cannes.

Claramente vocacionado para ser um tributo aos jornalistas em tempos de crise no nosso mundo, o filme será uma espécie de antologia que segue as histórias narradas numa revista ficcional norte-americana, The French Dispatch of The Liberty, Kansas Evening Sun, editada no sudoeste da França por Arthur Howitzer Jr (Bill Murray).

Passado na altura da Segunda Grande Guerra, bebe a sua inspiração da The New Yorker, de que Wes Anderson é um assumido ávido colecionador de edições antigas, e de filmes comuns no período do pós-guerra.

O cenário onde a coleção de histórias terá lugar é a cidade ficcional de Ennui-sur-Blasé e o personagem do editor interpretado por Murray é inspirado na figura de Harold Ross, o co-fundador da The New Yorker.

“The French Dispatch” foi rodado entre novembro de 2018 e março de 2019 em Angoulême, uma pequena cidade localizada no sudoeste da França, e é um dos primeiros títulos divulgados pela Searchlight Pictures, a antiga Fox Searchlight na era pós-Disney.

No elenco do filme, poderemos encontrar quase todos os atores habituais de Anderson e algumas novidades: Tilda Swinton, Bill Murray, Frances McDormand, Adrien Brody, Owen Wilson, Léa Seydoux, Timothée Chalamet, Jeffrey Wright, Benicio Del Toro e Mathieu Amalric.

Vê também: Cinemundo é o novo distribuidor português da Universal Pictures

Sendo aquela a lista central de atores, o elenco conta ainda com Liev Schreiber, Elisabeth Moss, Edward Norton, Willem Dafoe, Lois Smith, Saoirse Ronan, Christoph Waltz, Cecile De France, Guillaume Gallienne, Jason Schwartzman, Tony Revolori, Rupert Friend, Henry Winkler, Bob Balaban, Hippolyte Girardot e Anjelica Huston.

O argumento foi escrito em parceria por Anderson, Schwartzman, Roman Coppola e Hugo Guinness. A realização está a cargo de Wes Anderson e o financiamento independente é do bilionário Steve Rales da produtora Indian Paintbrush, que normalmente apoia os projectos de Anderson.

Sabe-se, para já, que o filme tem estreia marcada para os Estados Unidos a 24 de julho de 2020 e a 28 de agosto no Reino Unido, mas não existe ainda data para Portugal.