Não é só de bola nos pés, nem de microfone na mão, que os portugueses se destacam internacionalmente. Os atores portugueses tem tido um grande destaque lá fora.
Quando os nossos atores portugueses são levados por Hollywood
Na área da representação muitos têm vindo a destacar-se internacionalmente. Em parte devido a Hollywood, que desde há muito viu talento nos nossos para a representação e, cada vez mais, vem cá a Portugal «roubar-nos» um ator para ir lá participar num filme ou série. Vamos começar a falar dos nossos atores portugueses.
Tony D’Algy
O primeiro ator a ir para Hollywood foi António Eduardo Lozano Guedes, mais conhecido por Tony D’Algy. Em 1924, participou no drama mudo “The Rejected Woman”, com Bela Lugosi. Depois deste filme, seguiram-se outros como “O Pecador Divino”, com Rudolph Valentino e “Como Se Faz um Herói”, junto de Joan Crawford (“Que Teria Acontecido a Baby Jane?”).
A partir daí, foi participando em papéis mais secundários. Após deixar Hollywood o ator português participou em vários filmes, em diversos países como França, Itália e Espanha, onde terminou a carreira no cinema em “Si te hubieses casado conmigo”.
Desde então Hollywood nunca mais deixou de chamar atores portugueses e pode-se dizer que já tem uma vasta lista com nomes como:
Alba Batista
Alba Baptista é uma talentosa atriz portuguesa nascida em Lisboa. Ela ganhou reconhecimento por seus papéis nas séries “A Criação” e “Filha da Lei”. Antes de sua estreia profissional em 2013, Alba estudou teatro no Reino Unido e na Alemanha, aprimorando suas habilidades. No entanto, foi em 2019 que ela conquistou fama internacional ao interpretar o papel principal na aclamada série de ficção científica da Netflix, “Warrior Nun”. Sua atuação foi elogiada pela força e habilidade em transmitir emoções complexas.
Em maio de 2023, houve notícias de que Alba Baptista esteve em Portugal acompanhada de seu namorado, Chris Evans. Essa informação revela um pouco sobre sua vida pessoal, mas é importante respeitar a privacidade dos artistas. O foco principal deve estar em seu talento e nas contribuições que ela faz para a indústria do entretenimento e para a sociedade como um todo.
Joaquim de Almeida
Joaquim de Almeida que já participou em “Desperado” de Robert Rodriguez, foi o grande vilão de “Velocidade Furiosa 5” e presidente em “Profissionais da Crise”, com Sandra Bullock, tem como projeto recente a série “Rainha do Sul”, que conta a história de uma mulher que luta para se tornar a rainha de um cartel de drogas.
Nesta série o ator português interpreta Epifaño Vargas, governador de Sinaloa e chefe do cartel Vargas, papel pelo qual foi nomeado a 2 Imagen Foundation Awards.
Diogo Morgado
“A Bíblia” foi o projeto que deu a conhecer a todo o mundo Diogo Morgado. A série que conta a vida de Jesus, interpretado por Morgado, foi ainda adaptada ao cinema em “O Filho de Deus”. Mais recentemente Diogo Morgado participou em “Love Finds You in Valentine” e nas séries “The Messengers” e “CSI Cyber”, onde interpreta o papel de agente Vega, junto de Patricia Arquette.
Maria de Medeiros
Maria de Medeiros fez em Hollywood filmes como “Henry & June” (com Uma Thurman) e “Tentação de Vénus” (com Glenn Close) e claro, o filme que lhe deu mais sucesso, “Pulp Fiction”, que segue o caminho de vários criminosos que se cruzam em três histórias com realização de Quentin Tarantino:
Dois assassinos profissionais fazem a cobrança para um gangster; um deles é forçado a sair com a insinuante namorada do chefe, temendo passar dos limites; enquanto isso, um lutador de boxe vê-se em apuros após ganhar o combate que deveria perder…
Vencedor da Palma de Ouro e o Óscar de Melhor Argumento Original, a atriz portuguesa interpreta a personagem Fabienne, namorada do lutador de boxe, Butch (Bruce Willis).
Daniela Ruah
O papel mais conhecido de Daniela Ruah é sem sombra de dúvidas o de Kensi Blye na série policial spin-off de “Investigação Criminal”, “NCIS: Los Angeles”, sobre as difíceis missões de agentes infiltrados das Operações Especiais.
Ruah também participou no filme da Segunda Guerra Mundial, “Red Tails”, com Cuba Gooding Jr., Terrence Howard e David Oyelowo.
Daniela Melchior
Com apenas 25 anos, Daniela Melchior já está a representar Portugal em produções de Hollywood. Iniciou a sua carreira nas novelas, sendo este o género audiovisual mais comum em Portugal. Anos mais tarde, após a sua participação no filme “Parque Mayer”, conseguiu destacar-se em Hollywood através da sua notável interpretação. Desde então, participou em “O Esquadrão Suicida” (2021) e está confirmada no elenco de “Velocidade Furiosa 10“.20
Ver também: Vídeo dos bastidores e personagens de “The Suicide Squad” revelados!
E ainda há quem se atreva a dizer que os atores portugueses nem têm comparação com os estrangeiros? Desenganem-se, pois cá em Portugal não falta talento, só é preciso potencializá-lo da melhor maneira, para continuar a chamar a atenção dos estúdios em Hollywood e levarem os nossos atores a participar nos filmes e séries deles, e assim mostrar a todo mundo o talento que os portugueses têm para a representação.